Cidades

Ipatinga começa ‘guerra’ para conter dengue, chikungunya e zika

IPATINGA – Ainda não passava das 8h da manhã e o comerciante Willian Costa Cabral, 33 anos, já havia retirado do quintal de casa todo o resto de material de construção usado na reforma do imóvel onde vive com a família, no bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga.

A preocupação era com as telhas e tijolos que poderiam acumular água e servir de criatório para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Cada um tem que fazer a sua parte. Somente com a união de esforços vamos ficar livre dessas doenças, e a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa de fazer esse mutirão”, afirmou

Na manhã desta terça-feira (26), a Prefeitura de Ipatinga iniciou o mutirão de combate ao mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika, doenças que ameaçam moradores em todos os bairros. No primeiro dia, os serviços se concentraram no Novo Cruzeiro, Parque das Águas e parte alta do Caravelas, mas a operação será executada em todas as nove regionais do município.

AÇÕES
Durante o mutirão, os agentes de saúde e de controles de endemias da Prefeitura passam de casa em casa para conversar com os moradores, dar orientações e verificar focos do mosquito. Do lado de fora, tratores e caminhões caçambas auxiliam na limpeza de ruas, avenidas, lotes vagos e até áreas verdes usadas irregularmente por moradores para descartes de lixos e entulhos. A previsão é de que o mutirão percorra, até a próxima sexta-feira (29), todos os bairros da Regional 4 – Centro, Novo Cruzeiro, Veneza I, Veneza II, Morro do Sossego, Parque das Águas, Planalto, Caravelas, Jardim Panorama e Caçula.

A operação é coordenada, em conjunto, pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Carros de som são usados para alertar e convocar a população a participar das ações, cujo objetivo é recolher quaisquer objetos e materiais inservíveis que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito. A Regional 5, que compreende os bairros Canaã, Canaãzinho, Alto Boa Vista, Vila Celeste, Vale do Sol, Vista Alegre, Das Fontes, Forquilha, Chácaras Oliveira e Jardim Santa Clara, será a próxima a receber o mutirão de limpeza.

Na medida em que os trabalhos forem avançando pelos bairros, os fiscais de posturas e de meio ambiente do município também vão intensificar o trabalho de fiscalização e aplicação de multas aos moradores infratores, que despejam irregularmente lixos em ruas, lotes vagos e áreas públicas de Ipatinga. “Contamos com a colaboração de toda população para ajudar a manter a cidade limpa, sem sujeiras e sem doenças”, conclamou o secretário da Sesuma, Samuel José Gomes, que acompanhou o início do mutirão no Novo Cruzeiro.

10 MINUTOS POR SEMANA
O período entre os meses de novembro e maio é considerado “crítico” para o surgimento de casos doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Isto porque as condições climáticas (calor e chuvas rápidas) são favoráveis à reprodução do mosquito, ocasionando o grande aumento do número de casos notificados dessas doenças. Por isso, especialmente durante o verão, é fundamental que a população redobre os cuidados dentro das casas e colabore com a limpeza da sua vizinhança. “Apenas 10 minutos por semana são suficientes para vistoriar e eliminar criadouros dentro de casa. Qualquer objeto que acumule água é propicio para a reprodução do mosquito”, reforça Eliane Lana, gerente da seção de Controle de Zoonoses da PMI.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os moradores verifiquem se as caixas d’água estão bem fechadas. Além disso, é preciso não deixar acumular vasilhames no quintal, fazer a limpeza de calhas entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas. Estas e outras orientações são repassadas pelos agentes da Prefeitura, durante as abordagens no mutirão, e estão contidas num panfleto com dicas para toda comunidade.

PNEUS
Como parte das ações do mutirão de combate ao mosquito da dengue, chikungunya e zika em toda cidade, um novo carregamento de pneus usados foi encaminhado para a reciclagem nesta terça-feira (26). Somente neste início ano, mais de 65 toneladas pneus velhos já tiveram a destinação ecologicamente correta, por iniciativa da Prefeitura em convênio com uma empresa especializada e contratada pelo município.

Os pneus podem ser deixados no Ecoponto que funciona na área da Suplan, no Cidade Nobre, de segunda à sexta-feira, no período de 7h às 12h. Em três anos, a Prefeitura já destinou para a reciclagem mais de 300 toneladas de pneus, que deixaram de ser descartados em vias públicas, áreas verdes ou em lugares inadequados.


No mutirão que começou ontem estão sendo empregados caminhões, máquinas e funcionários

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com