Cidades

Ipatinga amplia assistência oftalmológica à população

(Fotos: Secom PMI)

IPATINGA – A Prefeitura Municipal está ampliando e qualificando a assistência para pacientes de oftalmologia. Desde março, 22 tipos de procedimentos, como cirurgias de cataratas, estrabismo e pterígio, além de cuidados para o glaucoma, são realizados por clínicas e hospitais conveniados com o município. Antes, o paciente era encaminhado para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), em Belo Horizonte, onde boa parte dos serviços era prestada.

Até o final deste ano a atual Administração vai investir quase R$ 2,6 milhões na área de oftalmologia. Boa parte dos recursos é aplicada na reestruturação e melhoria da linha de cuidados para o glaucoma. Com isso, a Prefeitura de Ipatinga passou a garantir o acompanhamento regular para cerca de 700 pacientes em clínicas conveniadas em Ipatinga. Além de exames, os pacientes têm direito a pelo menos quatro consultas ao ano e distribuição gratuita de colírios e medicamentos. A expectativa do município é fechar o ano atendendo pelo menos 1.000 pacientes sem a necessidade de seu deslocamento.

BENEFÍCIOS
O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, explica o impacto positivo das medidas na rotina de tratamento dos pacientes de oftalmologia, principalmente os de glaucoma. “O atendimento em clínicas conveniadas em Ipatinga facilita o acesso do paciente ao tratamento, maior controle da doença e evita o desgaste das frequentes viagens para a realização deste acompanhamento”, pontua Penna. A prestação do serviço no município também amplia o diagnóstico precoce da doença, hoje a principal causa de cegueira no Brasil.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de glaucoma representavam quase 90% da demanda de tratamento fora do domicílio (TDF) em oftalmologia. Até então, eram necessárias seis viagens ao ano, por usuário, para realização dos procedimentos.

EXAMES E CIRURGIAS
A ampliação da assistência em oftalmologia contempla também exames, cirurgias e retornos pós-cirúrgicos. O objetivo é “zerar” uma demanda reprimida de quatro mil procedimentos acumulados ao longo dos anos. As cirurgias de cataratas são um exemplo: hoje o tempo entre o pedido de agendamento e a realização do procedimento é feito na média de 30 dias. Em 2013, quando a Prefeitura de Ipatinga iniciou a reestruturação dos serviços de oftalmologia, foram realizadas 1.685 cirurgias, contra 1.226 no ano anterior. Em 2014, já são 1.520 pedidos atendidos.

ATENDIMENTO
A medida também permite a reorganização do fluxo de atendimento, amplia a capacidade instalada e facilita o acesso do usuário aos serviços. Ao ofertar procedimentos especializados em clínicas conveniadas – e melhor estruturadas – o município consegue “liberar” a agenda de consultas oftalmológicas realizadas na Policlínica Municipal.

A “porta de entrada” para os serviços de oftalmologia continua sendo a Unidade Básica de Saúde (UBS). “O médico acolhe o paciente e faz o encaminhamento, conforme o caso, para o serviço mais adequado. A diferença é que, agora, esse fluxo entre o diagnóstico e o tratamento é mais ágil”, completa Eduardo Penna.

APROVAÇÃO
A oferta da linha de cuidados para o glaucoma em Ipatinga beneficia pessoas como o aposentado Carlos Antônio Sanglard Portes, de 58 anos, diagnosticado com a doença na década de 80. “Faço tratamento para o glaucoma há muitos anos, e sempre com a necessidade de deslocar para outra cidade, seja para consultas, cirurgias e outros procedimentos. Garantir todo o atendimento aqui, em clínicas de Ipatinga, facilita para o paciente que precisa de ajuda de outras pessoas até para caminhar. Já fiz duas consultas e recebi duas remessas de colírio em clínica de Ipatinga, e afirmo que o atendimento melhorou muito”, elogia Sanglard.

Quem também foi beneficiada com a melhoria da assistência oftalmológica em Ipatinga é a aposentada Maria das Graças Rodrigues. Em meados de agosto ela foi submetida à cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento foi agendado pelo Serviço de Autorização Médica (SAM) do município. “O atendimento foi muito bom e rápido. Fiz todos os exames necessários, antes e depois da cirurgia, fui bem orientada e recebi o acompanhamento adequado”, finaliza Maria das Graças.


Para Carlos, a oferta do tratamento do glaucoma em Ipatinga é uma
facilidade para o paciente

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com