Cidades

Ipatinga alerta para cuidados preventivos contra pneumonia

IPATINGA – O dia 12 de novembro é marcado pela luta mundial contra a pneumonia. A enfermidade é a que mais mata crianças menores de cinco anos de idade, cerca de 1,2 milhão em todo o mundo. Em Ipatinga, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Seção de Vigilância Epidemiológica, contabiliza neste ano 82 óbitos pela doença. Em 2017, o número chegou a 103, o que dá ideia da gravidade do problema. As vacinas, disponibilizadas gratuitamente nas Unidades de Saúde do município, são formas eficazes de prevenção.

 

As vacinas Pneumo 10 e 23, disponibilizadas gratuitamente nas Unidades de Saúde do município, são formas eficazes de combate à doença

PNEUMONIA

A pneumonia ocorre quando há uma inflamação nos pulmões, podendo ser causada por vários micro-organismos, entre vírus e bactérias. Os sintomas são semelhantes a resfriado e gripe, como febre alta, tosse, dores no corpo e mal-estar generalizado. Porém, com mais de quatro ou cinco dias de febre alta a pessoa deve estar atenta ao aparecimento de outros sinais que possam indicar a doença, como: dores no tórax; expectoração com secreção amarela (por vezes com sangue); falta de ar; febre; tosse forte.

Os bebês com maiores riscos de desenvolver a doença são aqueles que nascem com menos de dois quilos; em caso de desnutrição; quando não foram amamentados e também os que estão mais expostos à fumaça do cigarro.

GRUPOS DE RISCO

Outros grupos de risco possuem maior probabilidade de desenvolver a doença, como pessoas a partir de 60 anos, quando hospitalizadas ou que residem em instituições fechadas como asilos; asmáticos; pessoas com doenças neuromusculares, com imunodeficiências adquiridas congênitas ou cardiopatias congênitas (doenças do coração).

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Mara Fernanda, a vacinação é uma das formas mais eficazes de se prevenir doenças. “Nós alertamos aos pais para que vacinem seus bebês e crianças com as doses da Pneumo 10. A população infantil que não está imunizada fica mais susceptível a contrair a doença, que possui alto grau de letalidade. Já a dose da Pneumo 23 é destinada a pacientes adultos em situação especial. Todas estas vacinas são gratuitas e estão disponíveis na rede pública de Saúde do município. Basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e se imunizar”, orienta.

As principais formas de prevenção são recomendações simples como lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com