Cidades

Ipatinga adere ao programa Minas Consciente

Foto: O parque Ipanema também está aberto a partir desta quarta-feira

Inserido na Onda Amarela, município flexibiliza novos segmentos de atividades.

IPATINGA – A cidade de Ipatinga avança ainda mais na retomada gradual das atividades econômicas e sociais, como resultado do êxito crescente das estratégias e ações intensivas de enfrentamento da Covid-19 no ambiente local. Na tarde desta terça-feira (1), o Comitê Gestor de Crise deliberou, por unanimidade entre os representantes presentes, pela adesão do município ao programa ‘Minas Consciente’, do Governo do Estado, o que significa situá-lo na chamada Onda Amarela, que representa maior flexibilização das regras restritivas de combate à pandemia. A medida será oficializada com a publicação de decreto pelo Executivo, até esta quarta-feira (2), conforme foi anunciado em reunião realizada na PMI.

LIBERAÇÃO GERAL

Com a nova decisão, o município mantém abertas todas as atividades econômicas já em funcionamento, como comércio de rua, shopping, bares e restaurantes, e amplia o leque de liberação para outros setores. Nos próximos dias, clubes de lazer, escolas de idiomas, pré-vestibulares e outros cursos extracurriculares, escolinhas de futebol, livrarias, autoescolas e atividades esportivas em locais abertos, dentre outros, também poderão ser reabertos na cidade, seguindo um rígido protocolo sanitário que está sendo construído entre o Executivo e os segmentos.

REDUÇÃO DO CONTÁGIO

O Executivo ressalta que Ipatinga chegou ao patamar de redução dos níveis de contágio de Coronavírus graças aos esforços conjuntos da Administração, dos servidores da saúde e, também, ao espírito colaborativo da população. Os números positivos em relação à doença são registrados continuamente nos gráficos de acompanhamento, nos últimos 30 dias.

“Não podemos baixar a guarda. A reabertura do comércio e de outros segmentos não significa o fim da doença. Sempre afirmamos que o que norteia a cidade de Ipatinga, no que diz respeito à Covid-19, são os números. Graças a Deus conseguimos reduzir nossa taxa de transmissibilidade para 0,95 e, ao mesmo tempo, houve uma redução significativa na ocupação dos leitos de enfermaria. Ipatinga também é a cidade que mais testa não apenas no Estado ou no Brasil, mas em nível internacional. Para que se tenha uma ideia, nossa média hoje é de 92 testes para cada milhão de habitante. A Alemanha, que foi um exemplo no combate à pandemia, apresenta uma testagem de 85 pessoas para cada milhão de habitante. Não estamos preocupados com os altos índices de positivos. Estamos preocupados, sim, em tirar o doente de circulação, antes que ele contamine mais pessoas ou precise ir para os leitos. Todo esse trabalho nos permitiu avançar para a Onda Amarela e flexibilizar ainda mais as atividades econômicas e sociais”, destacou.

PROTOCOLOS E BLITZ EDUCATIVA

Durante a reunião, a Administração municipal informa que irá criar protocolos sanitários, junto aos novos segmentos flexibilizados, para que a abertura seja realizada de forma segura.

“Não podemos retroceder. Estamos a poucos passos de avançarmos para a Onda Verde, que flexibiliza ainda mais as atividades, mas se os números piorarem também podemos dar passos para trás e voltar para a Onda Vermelha. A compreensão e a colaboração de todos são de fundamental importância. Por isso vamos criar os protocolos junto aos clubes, escolas extracurriculares, cursos de idiomas e de futebol e os demais setores, para que a retomada seja feita com toda segurança”.

Nesta quarta (2) e também na quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde realizará em determinados pontos da cidade uma blitz educativa com intuito de orientar a população sobre a necessidade de manter certos cuidados.

“Já alcançamos hoje um patamar de estabilidade, mas precisamos conscientizar a todos de que a guerra ainda não acabou. Enquanto não há a vacina, a possibilidade de contaminação pela Covid-19 se mantém viva em todo o mundo. A doença ainda faz muitas vítimas. É necessário evitar aglomerações, usar máscara e álcool em gel, ter toda atenção”, salientou a secretária municipal de Saúde, Érica Dias.

PARQUE IPANEMA

O Executivo de Ipatinga também informou que a partir desta quarta-feira (2) o acesso ao Parque Ipanema estará franqueado, após a paralisação de alguns meses para obras de revitalização. Os quiosques também voltarão a funcionar, seguindo as normas sanitárias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com