Esportes

Ipatinga abre etapa microrregional dos Jogos Escolares em clima festivo

Uma das maiores competições do gênero no país, nova fase dos JEMG acontecerá no âmbito de 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado

IPATINGA – Em clima de muita euforia, foi aberta nesta segunda-feira (27), no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019), a maior competição esportiva entre escolas do Estado e que pela primeira vez é sediada pelo município de Ipatinga. Uma quadra externa junto ao ginásio Ely Amâncio foi palco do desfile das delegações, pronunciamentos dos organizadores, juramento dos atletas, a corrida da tocha e acendimento da pira olímpica simbolizando o início da disputa.

A cerimônia foi abrilhantada ainda com uma apresentação cultural realizada por alunos da Escola Municipal Levindo Mariano, do bairro Bom Jardim.

Representando cada uma das cidades inscritas, os alunos-atletas desfilaram com bandeiras na quadra junto ao ginásio do 7 de Outubro

DELEGAÇÃO

Além da delegação de Ipatinga, que participa com 12 escolas, sendo cinco municipais e sete estaduais, estão competindo nos Jogos, em várias modalidades, as cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Santana do Paraíso, Joanésia e Belo Oriente.

As disputas abertas nesta segunda (27) se estendem até a próxima sexta-feira (31), tendo como palco os ginásios Ely Amâncio, do 7 de Outubro, e Tokinaka Takahashi, da Associação Esportiva e Recreativa Usipa.

O prefeito Nardyello Rocha participou com atletas, técnicos e organizadores da cerimônia de abertura dos Jogos, realizada em clima festivo, na manhã desta segunda

SOLENIDADE

Anfitrião do evento, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, prestigiou a festa de abertura ao lado da Superintendente Regional de Ensino, Edvânia Andrade, e dos secretários municipais de Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Eva Sônia e Carlão Oliveira, respectivamente.

Também estiveram presentes o secretário de Esportes da Prefeitura de Joanésia, Nivaldo Silveira; o representante do Legislativo ipatinguense, Ley do Trânsito; o gerente de Esportes da Usipa, Nilson Moura, e o gerente de Esportes da Prefeitura de Timóteo, Cláudio Gualberto.

“Os Jogos Escolares de Minas Gerais se constituem numa das maiores competições estudantis do nosso Estado, e poder trazer essa etapa microrregional para a nossa cidade, pela primeira vez na história, é uma honra muito grande e, ao mesmo tempo, um desafio, já que todos sabem o caótico quadro financeiro que enfrentamos em função da enorme dívida do Governo com os municípios. Mas nós entendemos que investir nas crianças, nos jovens, na educação e no esporte é fazer economia futura na saúde, contribuindo também para a formação de bons cidadãos”, argumentou o prefeito em sua fala. Ele adiantou ainda que, dentro desse mesmo objetivo, este ano a Prefeitura realizará novamente a Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei), retomada em 2018 após 28 anos de interrupção com a participação de 36 escolas das redes pública e particular.

A organização dos JEMG na microrregião é da Administração municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Estado. A supervisão do evento é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

PRIMEIRO DIA

Além de promover a integração social, estimulando práticas saudáveis entre alunos e toda rede de ensino mineira, os Jogos Escolares de Minas Gerais também têm como objetivo aumentar a participação da juventude em atividades desportivas e paradesportivas, o exercício da cidadania e a descoberta de talentos.

Logo após a festividade de abertura, as escolas participantes já se mobilizaram para as primeiras partidas nos esportes coletivos. Em Ipatinga estão envolvidas na disputa as escolas municipais Padre Bertollo (Cidade Nobre), Padre Cícero (Bom Retiro), Nelcina Rosa (Veneza), Vilma de Farias (Vila Militar) e Carlos Drummond de Andrade (Ideal), além das estaduais Wilson Alvarenga (Canaãzinho), Tiradentes (Centro), Dom Helvécio (Areal), João XXIII (Iguaçu), Laura Xavier Santana (Bom Jardim), Canuta Rosa (Cidade Nobre) e Nilza Luzia (Caravelas).

Os estudantes-atletas foram divididos em dois módulos: Módulo I (12 a 14 anos) – nascidos nos anos de 2005, 2006 e 2007, e Módulo II (15 a 17 anos) – nascidos em 2002, 2003 e 2004, masculino e feminino. Ao todo são 102 atletas do município selecionados nas escolas participantes.

MODALIDADES

Na etapa microrregional, participam os estudantes-atletas das modalidades coletivas (Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) e, ainda, jogadores de Xadrez. Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados do Xadrez se classificam para a etapa regional. A disputa das outras modalidades se inicia na etapa regional, que será de 24 a 29 de junho, na cidade de Governador Valadares. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, receberá a etapa estadual, de 29 de julho a 3 de agosto.

Preparada para entrar em quadra ao lado das amigas para uma partida de Handebol, a estudante de 14 anos, Alice Lelis, do Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (IMETT), estava animada, mas sem esconder o nervosismo. “Estamos ansiosas, porque é uma competição muito importante. Uma vitória será excelente para cada uma de nós, para a escola e o nosso município”.

Os campeões estaduais dos JEMG vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições de âmbito nacional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com