Cidades

Ipatinga abre domingo a III Semana de Turismo

Fotos: Diário Popular

IPATINGA – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Ipatinga anunciou ontem a realização da III Semana Municipal de Turismo, que ocorre no período de 27/09 a 04/10, com o objetivo de apresentar o potencial turístico da cidade, fortalecendo e estimulando o turismo local e dos municípios vizinhos. A Semana será aberta oficialmente no próximo domingo, na Feirarte. Embora o evento seja uma iniciativa local, o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Amarildo Assis fez questão de ressaltar que o turismo no Vale do Aço, pelo seu próprio caráter de conurbado, não pode ser visto como uma questão local, mas de alcance regional.

ICMS TURÍSTICO
O secretário Amarildo Assis ressaltou as várias conquistas de Ipatinga na área turística e disse que os eventos do setor estão sendo realizados graças à retomada do convênio com o Circuito Turístico da Mata Atlântica que possibilitou recuperar o ICMS Turístico, um recurso extra que o município recebe através do Conselho Municipal de Turismo.

Ele citou a realização do Festival de Gastronomia de Ipatinga como um dos eventos realizados com este recurso; e a contratação de empresa para elaborar a roteirização turística de Ipatinga, que é outro serviço realizado com recursos do ICMS turístico. O secretário enfatizou os esforços da Prefeitura de Ipatinga para melhorar, com recursos próprios, os acessos à área rural, como o asfaltamento do trecho mais íngreme da Estrada do Ipaneminha.

CLASSIFICAÇÃO
Amarildo destacou ainda o fato de Ipatinga ter sido classificada como categoria B pelo Ministério do Turismo. “Categoria B, não quer dizer segunda divisão, Série B, não. Ao contrário, é como se fosse, na classificação antiga, uma cidade quatro estrelas de turismo. Cinco estrelas são Tiradentes, Porto Seguro, aquelas que tem realmente uma tradição e vocação unicamente turística. Então, sermos contemplados de categoria B é de muita importância porque significa que Ipatinga é uma cidade que tem toda a infraestrutura turística para receber eventos e fazer acontecer”, explicou.

SAÍDA
Conforme o secretário, o turismo é das principais alternativas de desenvolvimento da economia local e regional, particularmente face ao cenário de crise do setor siderúrgico, base da economia de Ipatinga e do Vale do Aço. “Diante da crise internacional, nacional e local de nosso principal produto, que é o aço, a saída mais rápida e eficiente, com o menor investimento, são o comércio e os serviços. Não temos dúvida que este é o nosso futuro e o setor onde conseguiremos gerar mais emprego e renda de forma mais rápida”, disse Amarildo, citando a ampliação do Shopping do Vale como exemplo de empreendimento que não encontra paralelo em nenhuma outra cidade do Interior de Minas.

DIA MUNDIAL DO TURISMO
A gerente da Seção de Turismo da Prefeitura de Ipatinga, Aparecida Sampaio, explicou que a Semana de Turismo ocorre na data programada porque o dia 27 de setembro é o Dia Mundial do Turismo. Ela lembrou ainda que a organização da Semana começou no dia 17 de março quando foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo para discutir o evento. Sampaio sublinhou ainda os parceiros da Prefeitura e Comtur na realização do evento, que são: Instituto Cultural Usiminas, Sebrae, Sindcomércio, Emater, Sindhorb, Ibio, Sesc, Senac, Circuito Turístico Mata Atlântica, Associação de Desenvolvimento de Ipatinga (ADI), Aciapi e CDL.

Programa da Semana de Turismo

A III Semana de Turismo prevê a realização de oficinas gratuitas de Formação, Culinária e Artesanato, Feira de Turismo, Seminário “Turismo e Oportunidades de Negócios para o Vale do Aço” e diversificada programação cultural. Todas as atividades serão gratuitas. No dia 27/09, para celebrar o dia Mundial do Turismo, bem como abrir as atividades do evento, será realizado uma mobilização na Feira de Artes e Artesanato (Feirarte). A atividade será animada com a banda Tempo Suspenso.

SEMINÁRIO
Já no dia 1º /10, às 8h30, no Centro Cultural Usiminas, o evento será aberto oficialmente com a realização do Seminário “Turismo e Oportunidades de Negócios para o Vale do Aço”. O Seminário prevê a realização de quatro palestras com especialistas em diferentes áreas para pensar e fomentar o Turismo da região do Vale do Aço. A primeira palestra será ministrada pelo Turismólogo e presidente do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Horácio Carvalho, que apresentará o projeto “Turismo no Vale”. Na sequência, acontece a palestra “Turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico das cidades” com o palestrante Tallis Pereira Heliodoro.

Em seguida, Ana Carolina Pontes falará sobre “Roteirização Turística Rural de Ipatinga”, um importante projeto para o Município de Ipatinga. Fechando a programação do Seminário, o Gerente Comercial e Turismo da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, Guilherme Tell Laurino, ministrará palestra sobre o trabalho realizado pelo Complexo Turístico Itaipu.

FEIRA
Uma das novidades dentro das atrações da III Semana Municipal do Turismo será a realização da Feira Regional de Turismo. De 1º a 3 de outubro, das 10h às 22h, no Centro Cultural Usiminas, estarão expostos 8 stands nos quais os visitantes encontrarão quitandas, palmito pupunha, mel, artesanatos, café, queijo, rapadura e outros artigos típicos da cultura local. Na oportunidade, um paredão na entrada do Centro Cultural Usiminas estará disponível para a população vivenciar a experiência da escalada, representando o esporte radical do Vale do Aço.

OFICINAS
Ainda dentro da programação da III Semana, de 1 a 4/10, serão realizadas oficinas de Flores em Feltro, Colar de Flor em Feltro, Flor de Tecido, Pacth Aplique em Pano de Prato, Flores em Crochê, Confecção de Cobre Alimentos, Culinária Mineira, Técnicas Básicas de Serviços de Garçom e Garçonete, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e ‘Excelência no Atendimento, realizados pela Casa do Artesão Matizes e SENAC.

CULTURA
Uma diversificada programação cultural será apresentada durante a Semana do Turismo, no Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas. No dia 1º /10, apresentação dos Alunos do Curso de Música – Pronatec – Pólo Ipatinga e Art´Vitrola, com Gustavo Guimarães e Viviane Ramalho. No dia 2/10, apresentação dos Cancioneiros de Entre Folhas e a Banda Equilíbrio Distante. E para o dia 3/10, o Grupo musical Fundação Emalto.

Os interessados em participar do evento podem fazer as suas inscrições, gratuitamente, pelos telefones 31.3829-8731 e 31.3822-3031.

Expositores da Feira de Turismo: Associação dos Empreendedores de Turismo Rural de Ipatinga (AETRI), Associação dos Agricultores Familiares de Ipatinga (AAGRIFIPA), Casa do Artesão Matizes, Circuito Turístico Mata Atlântica, Vale do Aço Convention & VisItors Bureau, Terra de Gigantes Esporte e Natureza, Projeto Território Sustentável Ribeirão do Boi-IBIO e Cervejaria Bruder.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com