Cidades

Ipanema prepara Festa do Maior Queijo e Doce de Leite do mundo

IPANEMA – Chegando à sua décima edição, a Festa do Queijo de Ipanema MG acontece de 05 a 08 de setembro de 2019 no Parque de Exposições da CASEMG. O município poderá novamente entrar para o livro dos recordes com a fabricação do maior Queijo Minas Padrão do Mundo, do maior Doce de Leite do Mundo. Uma chaleira com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro com queimadinha completa a lista das atrações gigantes do evento e pretende quebrar o seu próprio recorde.

O Laticínio Dois Irmãos busca superar seu próprio recorde, produzindo um queijo com mais de duas toneladas (2.072,8 kg), já a Fábrica de Doces Nhá Nair tem o desafio de produzir um doce em barra com mais de 810 quilos e assim, registrar mais um recorde no Rank Brasil (Livro dos Recordes Brasileiro) e o Laticínio Delbom com o título de Maior queimadinha do país irá tentar bater o próprio recorde de 1.150 litros de queimadinha.

O evento vai comemorar ainda os 107 anos de emancipação política do município e a festa irá contar com atrações musicais de nível nacional em sua programação. Destaque para os shows de Michel Teló (06/09) e Thaeme e Thiago (08/09).

O concurso de queijo e cachaça artesanal terá sua terceira edição e acontecerá no dia 08/09. Os melhores produtores de cada categoria serão premiados em dinheiro. Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda durante a festa.

Integrando a extensa programação, o Festival “Vozes de Ipanema” (07/09), que é um concurso musical reunindo os cantores da cidade e o tradicional Desfile Cívico (06/09).

Fabricação do Queijo, Doce e Queimadinha

Para a produção do queijo, serão gastos aproximadamente 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. O produto será fabricado na sede do Laticínio Dois Irmãos, sob inspeção técnica garantindo higiene e qualidade do produto.

A produção do doce de leite, que neste ano pretende superar os 810 kg, leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e o cozimento é a vapor. Ele será produzido na sede da fábrica de doces Nhá Nair, na semana da Festa. Para a quantidade superior a 810 quilos, o processo de preparo dura até 8 horas. Para a produção serão usados aproximadamente 1.400 litros de leite e 430kg de açúcar. Após o processo o doce vai para a enformagem e ‘‘descansa’’ até o dia 07 de setembro quando será auditado pelo Rank Brasil e seguirá para o desfile pela cidade.

A produção da Queimadinha, que é uma mistura de açúcar queimado e leite, será a partir das 11 horas da manhã do dia 07, no Parque de Exposições, através de uma chaleira gigante com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com