Policia

Ipabense pega a pena máxima por triplo assassinato nos EUA

Vanderlei foi espancado até a morte; Jaqueline e o filho foram enforcados. Os corpos foram jogados no Rio Mossouri; Coutinho (detalhe) foi condenado como mentor dos três assassinatos


(Da Redação)
– O ipabense José Carlos Oliveira Coutinho foi condenado à pena máxima pelo assassinato de uma família brasileira em Omaha, Estado do Nebraska, nos Estados Unidos. Três juízes ainda irão se reunir para decidir se Coutinho será submetido à pena de morte ou se pagará pelos assassinatos em prisão perpétua.
José Coutinho foi condenado por homicídio triplo em primeiro grau de três missionários brasileiros – seu chefe Vanderlei Szczepanik, a esposa do Szczepanik , Jaqueline, e seu filho de 7 anos de idade, Christopher Szczepanik. Os jurados também consideraram Oliveira culpado de roubar os Szczepaniks.
A polícia e os promotores do Condado de Douglas em Omaha construíram um forte argumento contra Oliveira para convencer os jurados. A tese ainda foi reforçada com o depoimento de Valdeir Gonçalves, coautor do triplo homicídio. Em seu depoimento, Valdeir disse que Coutinho foi o mentor dos assassinatos e cometeu o crime porque estava irritado com Vanderlei Szczepanik devido a pagamentos de serviço de construção. Gonçalves, sua esposa e a esposa de Coutinho estão entre as testemunhas de acusação. Valdeir foi poupado da pena de morte depois que confessou o crime à justiça americana e delatou os dois parceiros.
Outro ipabense, Elias Lourenço, também é acusado de estar envolvido no crime, mas, no meio do processo, ele foi deportado por falta de provas. A lei brasileira não permite a sua extradição para que ele seja julgado em solo americano.

JULGAMENTO
Depois de quase duas semanas exaustivas de julgamento, a corte composta por oito homens e quatro mulheres levou apenas três horas para decidir pela culpa de Oliveira. O júri considerou três fatores agravantes para que o réu fosse condenado à pena máxima: fins lucrativos e que dois dos assassinatos foram cometidos para encobrir o primeiro.

O CRIME
De acordo com dados da polícia na época e detalhes dos depoimentos dos dois acusados, Coutinho espancou Vanderlei Szczepanik até a morte com um bastão de beisebol. Depois disso, enforcou a esposa Jaqueline Szczepanik e o filho deles, Christopher Szczepanik, de 7 anos. Os corpos foram jogados no rio Missouri e apenas o do garoto foi encontrado, quase dois anos depois.

ALÍVIO
A corte irá definir uma audiência para um painel de três juízes, que irão determinar se Oliveira deve receber a pena de morte. A filha de Vanderlei conversou com a reportagem do DIÁRIO POPULAR ontem à noite. Ela e o marido assistiram de perto ao julgamento. “Sinto-me um pouco mais aliviada”, resumiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com