Cultura

Interferências Cênicas monta A Paixão de Cristo em Açucena

AÇUCENA – O projeto Interferências Cênicas – Circuito Rio Doce marca presença na cidade de Açucena, com realização de atividades voltadas para sua proposta de estabelecer conexões entre as artes cênicas e outras linguagens, estimulando a formação de artistas da região. Uma das atividades é a encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo”, que acontece no dia 14 de abril, Sexta-feira da Paixão, a partir das 19 horas, na quadra de festas de Açucena, com entrada Franca.
Para a apresentação, que já é tradicional na cidade, a direção cênica está a cargo de Gilson Magno e Roberto Yokel, com apoio de Claudinei de Souza. No elenco, cerca de 35 integrantes, vindos da comunidade de Açucena, que ano após ano se dedicam a participar deste momento de fé, significativo na história Cristã. Os ensaios para a encenação tiveram início no mês de março, nas dependências do Centro Cultural de Açucena, com apoio do Departamento de Cultura da cidade e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que gentilmente cede os figurinos para a apresentação.
Roberto Yokel, coordenador geral do Interferências Cênicas, que dá prosseguimento ao projeto idealizado pelo saudoso Ricardo Maia, esteve à frente de várias edições da encenação. Yokel declara que é sempre gratificante realizar este evento em Açucena. O envolvimento da comunidade, a dedicação aos ensaios, o apoio da administração local, bem como da Paróquia é que faz com que a apresentação seja sempre envolvente. Trabalhamos com um elenco que não é de atores, mas que participa ativamente de todas as atividades propostas e se dedica a levar o melhor de cada um nesta encenação. A realização de um evento deste porte, que envolve um elenco tão grande, só é possível graças ao patrocínio da Cenibra, que vem acompanhando o projeto em todas as ações realizadas tanto em Açucena, quanto em outros municípios da região, destaca Roberto.
Paralelo aos ensaios para a apresentação, o Interferências realizou em março um minicurso de iniciação teatral voltado para alunos da EE Antônio Alticiano e comunidade, que foi ministrado pelo ator e diretor teatral Claudinei de Souza. O curso teve uma adesão significativa. Iniciou com 21 alunos e no terceiro dia já contava com participação de 37 integrantes. Com isso, o curso que seria realizado em uma semana foi estendido para duas, para atender a todos os participantes.
As atividades do projeto continuam na cidade até junho, desta vez ministrando cursos de iniciação ao teatro e a dança nas Escolas Municipais de São Pedro e Penha de Aramirim, tendo à frente os professores de teatro Roberto Yokel e Luzia di Resende e a professora de dança Jéssica Faria, em parceria com o Departamento de Cultura e Secretaria de Educação de Açucena.
O Interferências Cênicas conta com patrocínio da Cenibra, utilizando recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é do Instituto Cenibra e Prefeitura de Açucena, com realização de Roberto Yokel e Governo Federal.
Contatos: Marilda Lyra – Produção e Assessoria de Imprensa (31) 99966 4166
Roberto Yokel – Direção Geral (31) 98582.4292

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com