Cidades

Interdição de ponte gera mudanças no trânsito em Coronel Fabriciano

O laudo preliminar realizado pelo DNIT sobre as condições da Ponte Velha revelou que a estrutura não está condenada, o que pode ajudar a liberar a passagem de carros leves      (Fotos: Nadieli Sathler)

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano anunciou na tarde de quinta (28) mudanças no trânsito da região central em função da interdição da Ponte Velha, que liga o município a Timóteo. O bloqueio da via foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

O prefeito Chico Simões (PT), juntamente com o secretário de Obras, Galba Gomes, a prefeita eleita Rosângela Mendes (PT) e seu vice Bruno Torres (PPL) anunciaram durante entrevista a alteração no sentido da avenida Pedro Nolasco depois do Terminal Rodoviário.

“Antes era mão única para quem vinha sentido bairro/Centro. Só que em função do tráfego de veículos pesados e da interdição da ponte, aqueles que erram e não passam por fora da Rodoviária, acabam tendo que retornar pelas ruas de dentro. Isso coloca em risco os pedestres. Então resolvemos liberar o fluxo sentido Centro/bairro para que os veículos possam seguir direto”, explicou.

Agora o motorista vai poder seguir pela avenida até próximo à Delegacia da Polícia Civil. Para que a mudança passe a vigorar, é preciso que as chuvas cessem, pois será necessário fazer uma intervenção no trevo de acesso à avenida Rubens Siqueira Maia e ainda providenciar sinalização vertical.

Além das mudanças no trânsito, o município providenciou através da secretaria municipal de Obras um laudo da Defesa Civil sobre as condições da ponte e da necessidade das obras de reparo na Ponte Velha.
O Corpo de Bombeiros também emitiu um parecer sobre as condições da edificação. O DNIT pode usar esses dois documentos para contratar uma empreiteira em caráter emergencial e iniciar as obras de reparo. Mas isso depende da boa vontade do governo federal, como destacou Chico Simões.

“Essa é uma obra que não cabe ao município e nem ao Estado arcar. A nossa parte foi feita e encaminhamos para a equipe do DNIT os estudos que mostram a relevância dessa ponte para a região. A malha viária da cidade não foi feita para suportar o tráfego intenso de veículos pesados. Por isso, quanto mais rápido consertarem a ponte melhor será para todas as partes”, falou.

ESTUDO
Outra informação dada pelo prefeito foi de que não será necessário demolir a antiga ponte, como foi colocado inicialmente. O diretor regional do DNIT revelou ao secretário Galba Gomes que um estudo preliminar, em fase de conclusão, mostrou a possibilidade de recuperação da estrutura sem muitas mudanças na parte estrutural da Ponte Velha.

A expectativa é que a conclusão dos laudos leve o departamento a liberar o tráfego de carros leves no local. Só que ainda não há previsão de liberação parcial.


Simões lembrou que os laudos da Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros foram entregues
ao DNIT para dar celeridade à contratação das obras de reparo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com