Cultura

Instituto Usiminas inaugura Presépio Colaborativo

IPATINGA – A partir deste domingo, a comunidade poderá conferir o resultado da produção do Presépio Coletivo do Instituto Usiminas. Com curadoria do artista Leo Piló, o trabalho contou com a participação de artistas da região e comunidade em oficinas iniciadas em outubro, utilizando materiais recicláveis. O evento de inauguração será neste domingo, às 18h, no Centro Cultural Usiminas, com entrada gratuita. O público poderá conferir uma cantata apresentada pelo Coral São Francisco Xavier e a Orquestra de Câmara do Vale do Aço e ver de perto o Presépio, que ficará disponível para visitação gratuita até 6 de janeiro de 2019,  de terça a sábado, das 10h às 21h.

O PRESÉPIO

Em tamanho natural e feito com os papéis e rejeitos descartados pelas indústrias locais, o presépio será criado sob a curadoria de Piló e a colaboração dos artistas do Vale do Aço Adriane Lima, Assis, Fernanda La Noce, Jaisa Rodrigues de Souza, Magda Libânio, Rita Bordone, Rogério Terra, Rosane Dias, Shirley Maclane, Waldir de Faria Lima, Yoshiko Honda, além do Instituto Ideias. O presépio colaborativo contará com todos os personagens tradicionais do Natal, desde Maria, José, o Menino Jesus, os Reis Magos, a Estrela de Belém, pastores e animais, além de um cenário produzido pelos participantes das oficinas do Arte em Família, realizado pela Ação Educativa.

ARTISTA

Quando o assunto é arte com sustentabilidade, o nome de Leo Piló se destaca no cenário criativo de Minas Gerais. O artista, cujo trabalho transita entre galerias internacionais e galpões de catadores de material reaproveitável. O artista afirma que o processo de produção do Presépio junto a artistas e famílias foi gratificante. “Foi muito bom construir o Presépio gradativamente com a ajuda de tantas mãos e alegria dos participantes. Esperamos que toda a comunidade aprecie este belo presente”, afirmou Leo Piló.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, frisa que o Presépio Coletivo é um presente para comunidade apresentado e construído com muito carinho. “Esta obra confeccionada por tantas pessoas carrega o espírito coletivo do Natal e representa o trabalho do Instituto, que sempre leva arte e cultura para a comunidade nas mais diversas formas. Convidamos toda a população a participar da inauguração do Presépio”, pontua a diretora.

TRADIÇÃO

A tradição do Presépio surgiu com São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, no ano de 1223. No lugar da tradicional celebração do Natal na igreja, São Francisco, tentando relembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas na ocasião do nascimento do Menino Jesus, teve a ideia de pegar argila e montar bonequinhos de barro. Fez Maria e José, depois um bebê, um burrinho, alguns pastores, um boi, três reis e uma estrela. Arrumou tudo em volta do bebê. A iniciativa agradou os moradores da região e rapidamente a ideia espalhou-se por outras partes da Europa e mais tarde pelo mundo, inclusive para o Brasil.

SERVIÇO

2/12

Inauguração Presépio Coletivo

Local: Centro Cultural Usiminas

Horário: 18h

Entrada gratuita

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com