Cultura

Instituto Usiminas abre inscrições para curso de História da Arte

Segundo módulo, que será realizado nos dias 15 e 22 de setembro, abordará a Arte Medieval, entre outras

 

IPATINGA – O Instituto Cultural Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, inicia em agosto a realização do curso de Introdução à História da Arte. O primeiro módulo será realizado nos dias 31/08, das 19h às 22h, e 1º/09, das 9h às 16h30, no Centro Cultural Usiminas. As inscrições já podem ser feitas pessoalmente no setor de Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, localizado no Centro Cultural Usiminas.
O curso tem um total de quatro módulos e o objetivo de promover uma reflexão em torno das motivações que alimentam os processos criativos, passando pela Arte Antiga, as manifestações da Idade Média e do Renascimento, a arte produzida nos séculos XVIII, XIX, XX e finalizando com uma introdução à arte contemporânea.
Voltado a profissionais e estudantes das áreas de arte e cultura, o curso, elaborado e ministrado pelos curadores e professores Galciane Neves e Paulo Miyada, pretende oferecer aos participantes um panorama das principais ideias em torno da produção artística ocidental. Os interessados em participar de todos os módulos do curso, que terá a duração de 40h, poderão se inscrever com valor promocional.
“O curso de História da Arte é uma oportunidade de construir conhecimento sobre as ideias dos diferentes povos em relação à arte, à política, à estética e à criatividade. Além disso, possibilita o contato com os contextos específicos de cada época, nos permitindo acessar o pensamento crítico de historiadores, curadores e artistas. Estes conteúdos podem nos levar a uma experiência enriquecedora no que diz respeito à transformação de nosso repertório e, consequentemente, de nossas formas de olhar e agir”, convida a coordenadora dos Espaços Culturais Usiminas, Penélope Portugal.

MÓDULOS
Neste primeiro módulo (31/08 e 1º/09) serão abordados conceitos gerais, como os componentes do processo de criação, a arte como comunicação e o artista e seu tempo. A Arte Antiga também será trabalhada, passando pela Pré-História, Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma.
Já o segundo módulo, que será realizado nos dias 15 e 22 de setembro, abordará a Arte Medieval, Renascimento, Arte Acadêmica e início da Arte Moderna na Europa. O primeiro e o segundo módulo serão ministrados pela doutoranda em comunicação e semiótica Galciani Neves, de São Paulo.
No terceiro módulo será abordada a Arte do Século XX na Europa e na América, em que o curador e pesquisador em arte contemporânea Paulo Miyada discutirá sobre os movimentos artísticos: cubismo, futurismo, vanguardas russas, bauhaus, surrealismo e dadaísmo. Este módulo será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
O ultimo módulo, que também será ministrado por Paulo Miyada, falará sobre a arte contemporânea e será realizado nos dias 09 e 10 de novembro. O pesquisador introduzirá as ideias de Marcel Duchamp e Rauschenberg e abordará também os movimentos artísticos: minimalismo, arte conceitual e internacional situacionista. Temas como arte e política, apropriação, escolha e desvio também serão trabalhados no ultimo módulo.

FÁBRICA DE ARTISTAS

O Curso de Introdução à História da Arte integra o programa Fábrica de Artistas, da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas. O objetivo do programa é promover o aprimoramento dos artistas na região do Vale do Aço, aliando teoria e prática para ampliar o repertório artístico local e, consequentemente, investir na profissionalização da área.

SERVIÇO
Curso de Introdução à História da Arte
Local: Centro Cultural Usiminas
Público-alvo: artistas, profissionais de arte e cultura, estudantes e interessados em História da Arte
Vagas: 40 vagas
Inscrições presenciais a partir do dia 13/08 na Ação Educativa
Taxa: R$ 75,00 por módulo individual | ou R$ 50,00 por módulo para os inscritos em todos os módulos
Duração: 40 horas, com certificado

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com