Cultura

Instituto Cultural Usiminas encerra atividades de 2014

(Crédito: Nilmar Lage)

IPATINGA – O Instituto Cultural Usiminas encerra nesta quarta-feira (24/12) as programações do ano de 2014 dos espaços culturais de Ipatinga. Este ano foi ano marcado pela diversidade e qualidade das programações, com muitos espetáculos de repercussão nacional.

No Vale do Aço, o Instituto Cultural Usiminas patrocinou este ano 20 projetos culturais, coordenando também as atividades do Centro Cultural Usiminas e do Teatro Zélia Olguin. Juntos, estes espaços foram responsáveis por movimentar um público de 150 mil pessoas que participaram de 506 atividades – entre elas, oficinas de formação, exposições, exibições de filmes, ações de estímulo à leitura, teatro, shows, dança, além de uma extensa programação voltada para as escolas, organizada pela Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas.

Dentro da programação de artes visuais, em 2014 foram realizadas na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, as exposições “Um Olhar Sobre a Coleção”, com curadoria da Fundação Clovis Salgado; “A Fonte das Utopias”, com curadoria de Cristina Semino”, “As Melindrosas”, de Vanuza Bárbara e “Tribais em Aço”, com curadoria de Leo Galvani.

As mostras trabalharam temas variados e promoveram o fomento e a formação de público para as artes visuais. A programação das exposições trouxe um público de mais de 8 mil pessoas à Galeria Hideo Kobayashi.
O ano de 2014 foi marcado, ainda, pela quantidade de eventos de repercussão nacional.

Os espaços culturais Usiminas receberam 16 eventos de grande prestígio e, alguns deles, inclusive, solicitados diretamente pelo público, nas ferramentas de relacionamento do Instituto. Entre eles incluem-se a apresentação do cantor Erasmo Carlos, aberta ao público no Parque Ipanema, em comemoração aos 50 anos de Ipatinga e aos 52 anos da Usiminas; o espetáculo “Melhores do Mundo”; o show do grupo “Paralamas do Sucesso”; a apresentação de dança da Cia. De Dança do Palácio das Artes; “Arnaldo Antunes”, entre outros.

“Após um ano intenso de trabalho, agora é hora de parar e revitalizar os espaços. Equipamentos culturais como os nossos, que possuem uma programação diária, precisam de um período de manutenção para que continuem atendendo ao público e aos produtores com a qualidade merecida”, explica Penélope Portugal, coordenadora dos Espaços Culturais (Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin). Assim, os espaços culturais Usiminas retomam suas atividades somente em fevereiro de 2015.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com