Cultura

Inscrições abertas para capacitação de atores

(Crédito: Moviespicture.org)

IPATINGA – Os atores e atrizes interessados em participar dos exames de capacitação profissional promovidos pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated-MG) podem se inscrever até o próximo dia 30 de janeiro. Após o pagamento da taxa de R$ 50, os candidatos devem entregar uma ficha de inscrição no Departamento de Cultura da Prefeitura de Ipatinga, de segunda a sexta-feira, de 12:00h às 18:00h.

Os exames serão realizados em três etapas. A primeira consta de interpretação de um texto (monólogo), com duração até três minutos, selecionado entre as obras indicadas para leitura pelo candidato: “Romeu e Julieta”, de Shakespeare; “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre, e “Mambembe”, de Arthur Azevedo.

As fases seguintes serão para apresentação solo de um texto escolhido pelo candidato e, também, a improvisação de um tema proposto pela banca de avaliação. Além disso, é facultativa ao candidato a apresentação de um número de canto.
A banca de Capacitação Profissional será composta por atores profissionais, diretores e professores de teatro com mais de 10 anos de experiência. Os critérios técnicos a serem observados nos candidatos incluem concentração, ritmo, relação com o espaço cênico, improvisação, capacidade vocal e corporal, entre outros.

As provas estão marcadas para o início de fevereiro. Logo no dia 6 do mês que vem o sindicato vai promover uma palestra com o tema “Aspectos da profissionalização de artistas e técnicos”. Já no dia 7 de fevereiro serão realizadas as provas prática, na parte da manhã, e escrita, à tarde.

O curso tem como homenageado este ano o autor, diretor, mamulengueiro e professor Fernando Limoeiro, de Pernambuco, atuante no Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há mais de 30 anos.
As questões abertas e de múltipla escolha são embasadas em palestras e na obra do professor Fernando Limoeiro e, ainda, nas discussões em torno da profissão de artista no país.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com