Vida & Saúde

Inox: bonito e brilhante para sempre

TIMÓTEO – Além de bonitos e resistentes, os produtos feitos de aço inoxidável são de fácil conservação. Essa é uma das razões pelas quais a matéria-prima, produzida pela Aperam South América, está presente em um grande número de utensílios de cozinha e eletrodomésticos, como geladeiras, fogões, talheres e panelas. O inox requer poucos cuidados para se manter livre de manchas e danos. “Basta fazer a assepsia adequada e rotineira para que suas propriedades originais sigam inalteradas”, ensina o assistente técnico da Engenharia de Aplicação da Aperam, Sérgio Ricardo Martins.

Para que a limpeza seja feita de forma correta, deve-se evitar o uso de substâncias abrasivas, como sapólio ou solventes à base de álcool ou tíner. Seja qual for o acabamento dado ao aço inoxidável – do brilho espelhado à superfície acetinada –, esses cuidados são essenciais para obter a máxima resistência à corrosão.

Os melhores produtos para conservar o inox são água, sabão, detergentes e removedores à base de amônia diluídos em água. De acordo com Dilvo Marcansoni, supervisor de Qualidade da Tramontina, uma das principais empresas nacionais no ramo de panelas, baixelas, talheres e utensílios em inox para cozinha, o cuidado na higienização garante que o material mantenha um visual bonito por muitos anos: “Recomenda-se o uso de detergentes suaves, neutros (PH = 7), isentos de cloro. Para o enxágue, use sempre água morna e seque o produto o mais breve possível. Também é fundamental utilizar esponjas macias”, ensina.

A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. “Mas a limpeza de rotina também pode ser feita em máquinas de lavar louça”, lembra Sérgio Ricardo.

MAIS LIMPO
Nos casos em que a lavagem simples não é suficiente, a orientação é dissolver bicarbonato de sódio em álcool de uso doméstico até formar uma pasta. Com um pano macio, esfregue a mistura na superfície do aço inoxidável. Se o acabamento for polido, use uma escova de cerdas macias e sempre esfregue no sentido do polimento, evitando movimentos circulares. Enxágue em água morna e seque com um pano macio. Se houver gordura, retire o excesso com uma toalha de papel antes de iniciar o procedimento.

O utensílio ainda apresenta manchas e sujeira? Tente diluir detergente e um removedor à base de amônia em água morna e deixe-o imerso por algum tempo. Depois, tente novamente a limpeza de rotina.

Para eliminar as indesejáveis marcas de dedos, aplique álcool isopropílico (encontrado em farmácias) com o auxílio de lenços ou toalhas de papel e limpe a superfície. Depois, utilize um polidor doméstico feito com cera ou vaselina líquida para que as manchas não voltem a aparecer.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com