Cidades

Início das aulas é adiado em Ipatinga

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga anunciou nesta quarta-feira (30) que o início do ano letivo na rede municipal de ensino será adiado. As aulas, que começariam na próxima segunda-feira (4), serão iniciadas apenas no dia 14 de fevereiro. Será um atraso de cinco dias, uma vez que as aulas seriam interrompidas pelo recesso de carnaval. A secretária de educação, Márcia Leal, atribuiu à antiga gestão a culpa pela medida tomada pelo atual Governo.

“O adiamento somente foi adotado em razão das dificuldades deixadas pelo Governo anterior que, em sua omissão, não tomou as medidas que nos garantiriam organizar as escolas de modo a provê-las do necessário pra gente retomar o ano letivo em 4 de fevereiro, conforme estava previsto”, informou a secretária.

De acordo com Márcia, existe uma dívida de cerca de R$ 13 milhões da área da educação com fornecedores e servidores da Prefeitura. A secretária contou que empresas responsáveis pela merenda escolar em Ipatinga se recusaram a entregar os produtos devido à falta de pagamento durante o ano de 2012.
Existe ainda a questão do mobiliário das escolas que estão, em grande parte, sucateados. Na sede da Superintendência de Planejamento (Suplan), no bairro Cidade Nobre, várias cadeiras se aglomeram ao livre. De acordo com o atual Governo, os móveis foram deixados durante o Governo do ex-prefeito Robson Gomes (PPS).

O problema se estende a outras áreas. A Prefeitura informou que não há cadeiras e materiais pedagógicos para todos os alunos e também não existe nenhum contrato com empresas de transporte escolar, impossibilitando o acesso às escolas por quem necessita do serviço. Márcia classificou o atual estado da educação municipal como “caótico”.

DÉFICIT DE PROFESSORES
Existe ainda na rede municipal de ensino ipatinguense um déficit de 450 professores. Outros profissionais também se fazem necessários nas escolas e foram apontados problemas até mesmo na distribuição dos cargos. Márcia Leal disse que há indícios de desvio de função nas escolas de Ipatinga.

Segundo a secretária, o Governo Robson não fez nenhum repasse de recursos para as caixas escolares e as mesmas não realizaram a prestação de contas, o que impediu que as escolas adquirissem produtos essenciais, como material de limpeza e higiene, além de estarem impedidas de executar projetos de manutenção e serviços nos estabelecimentos. Na Receita Federal, pendências dos anos de 2007, 2008 e 2009 impedem que sejam celebrados novos convênios entre a Prefeitura e caixas escolares. Devido à falta de conservação, algumas escolas estão sem condições adequadas para receberem alunos.

NOTA
Em um comunicado, a atual Administração disse que está empenhada em garantir a qualidade de ensino na cidade e que vai continuar investindo para a melhoria dos serviços prestados.
A Administração também pediu a compreensão de toda a população e informou que a solução para todos os problemas encontrados está sendo buscada de forma ágil para impedir que “atitudes irresponsáveis do passado venham prejudicar nossos alunos e toda a comunidade escolar”.

Márcia também destacou o empenho da Prefeitura em resolver a situação. “Nós tentamos de todas as formas, a prefeita mobilizou todas as secretarias, mas nós esbarramos nas sequelas deixadas pelo Governo anterior”, disse. No entanto, a secretária garantiu que as aulas serão iniciadas na data prometida e que não haverá novos atrasos. Ela também informou que as cinco aulas perdidas serão repostas em alguns sábados e que essa operação será feita de forma tranquila.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com