Iniciado canteiro de obras do novo distrito de Bento Rodrigues

(FUNDAÇÃO RENOVA) – Mais um passo importante no processo de reassentamento de Bento Rodrigues acaba de ser dado. Começou a implantação do canteiro de obras na área conhecida como Lavoura, terreno escolhido pela comunidade para a construção do distrito. A instalação dos escritórios e estruturas de apoio das empresas dará agilidade para o início das obras da vila assim que o licenciamento ambiental for obtido.

As primeiras ações são a supressão vegetal e terraplenagem da área, com previsão de conclusão em aproximadamente 45 dias. Após esse período, será iniciada a construção das edificações – dois escritórios e um refeitório –, que devem ficar prontas até julho.

Na segunda fase da implantação do canteiro, serão erguidos os demais prédios: ambulatório, vestiário, guarita, oficina mecânica, carpintaria, entre outros. Essa etapa será concluída em setembro de 2018. O canteiro de obras terá área de 10 mil metros quadrados.

PARTICIPAÇÃO

De acordo com Patrícia Lois, gerente do programa de reassentamento, todas as etapas do processo possuem a participação ativa da comunidade. “São os próprios atingidos pelo rompimento que definem a ordem de prioridade das ações. Eles tomam as decisões sobre o que é melhor para eles e para as novas vilas que serão construídas”, afirma.

Todo o trabalho visando à instalação do canteiro de obras teve a anuência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad), Secretaria de Cidades e de Integração Regional de Minas Gerais (Secir) e Prefeitura de Mariana, além de contar com a participação da comissão de atingidos de Bento Rodrigues.

PASSO A PASSO

A implantação do canteiro de obras foi liberada pela Superintendência de Projetos Prioritários da Semad no dia 27 de abril e recebeu o alvará da Secretaria Municipal de Obras de Mariana. O Projeto Urbanístico da vila foi aprovado no dia 8 de fevereiro de 2018. Está em andamento a obtenção dos documentos necessários para a formalização do pedido de licença ambiental. A partir do licenciamento, será iniciada a fase de construção das obras de infraestrutura do novo distrito, como pavimentação, drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e de energia, o que poderá ocorrer simultaneamente com a segunda etapa da implantação do canteiro de obras.

Paralelamente às intervenções de infraestrutura, serão discutidas com cada família as particularidades de cada residência. A previsão é que os projetos arquitetônicos individuais das casas estejam concluídos em conjunto com as licenças, o que permitirá o início imediato de suas construções.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com