Cidades

Infestação deixa Fabriciano em situação de emergência

FABRICIANO – Na tarde desta terça-feira (12), a prefeita Rosângela Mendes concedeu coletiva à imprensa para anunciar o Decreto de declaração de situação de emergência em virtude da infestação do Aedes aegypti em Coronel Fabriciano. Além da prefeita, também participaram da coletiva, o secretário de Saúde, Rubens Castro e as servidoras Amanda Lacerda, Amanda Fernandes e Jesuína Mendes, profissionais diretamente ligadas às ações de combate ao mosquito.

O decreto vai facilitar a contratação de serviços emergenciais de prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti. “Vamos conseguir agilizar nossas ações. A situação tem nos preocupado, principalmente, pela possibilidade do mosquito transmitir além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Iniciamos uma força-tarefa e precisamos da ajuda de cada morador para eliminar todos e quaisquer focos”, alerta a prefeita Rosângela Mendes.

Mutirão contra o Aedes aegypti
A expectativa é que, em um período de pouco mais de 70 dias, aproximadamente 43.200 residências sejam visitadas duas vezes em todo município. “Estamos fazendo um trabalho intenso e agora, além dos agentes de endemias, contamos com a ajuda de mais de 120 agentes comunitários de saúde no combate ao Aedes aegypti. Nesta quarta-feira (13), estivemos no Melo Viana e sábado (16), um mutirão envolvendo servidores de diversas secretarias da Prefeitura, além de profissionais de saúde estará nas ruas do Sílvio Pereira II e Santa Cruz recolhendo materiais que possam se tornar criadouros do mosquito”, explica o secretário de Saúde Rubens Castro.

O serviço vai iniciar por estes bairros por terem apresentado o maior número de notificações do município. “Na sexta-feira (15), será feita a entrega de sacolas para a coleta dos materiais que será feita no sábado (16), a partir das 8h. A expectativa é visitar, aproximadamente, 3.600 moradias. Durante o mutirão, vamos entrar nas casas, informar as pessoas, recolher todo o material que possa ser o foco do mosquito e vamos fazer também a distribuição de gotas do complexo homeopático”, detalha Rosângela Mendes.

Fiscalização e penalidade
Para garantir que o combate seja realizado em todos os imóveis, a Prefeitura vai colocar em prática a Lei 3.432 de 23 de dezembro de 2008, que dispõe sobre a punição para os moradores que não adotarem medidas de controle do Aedes aegypti e sua prevenção. “Estamos em guerra contra o mosquito e todos devem se tornar soldados neste combate. As pessoas que não colaborarem mantendo seus imóveis limpos e livres de criadouros serão notificadas e correm o risco de sofrerem punição financeira. Se tivermos resistência de moradores em permitir a entrada de agentes vamos solicitar a intervenção policial”, explica a prefeita Rosângela Mendes.

Legalmente, quem impedir ou atrapalhar a ação dos agentes poderá ser penalizado com multas que variam de 500 a 3000 Unidades Fiscais Padrão de Coronel Fabriciano (UFPCF). “Cada UFPCF equivale a R$2,16. Esperamos que não seja necessário aplicar multas e que todos abracem essa causa que se tornou uma questão de saúde pública. A maior quantidade dos focos está dentro das residências e contamos muito com o zelo de cada morador”, acrescenta a prefeita.

Denúncias
A população pode denunciar pontos de focos de dengue pelo telefone 3846-7614. Pela Ouvidoria também é possível denunciar pelo 0800-283-7794. “Esperamos que a população nos ajude recebendo bem os nossos agentes e nos ajudando a identificar focos de dengue. Todos somos fiscais e para eliminar o Aedes aegypti é preciso a dedicação de cada cidadão”, finaliza o secretário de Saúde, Rubens Castro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com