Cidades

Infestação de dengue diminui em Ipatinga

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – A Prefeitura Municipal conseguiu reduzir em mais de 20% o índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se comparado com o mesmo período de 2013. De acordo com novo Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 17 e 19 deste mês, o índice geral é de 2,5%. No levantamento realizado em março passado, o índice foi de 3,2%. O LIRAa atual também é inferior ao apurado em janeiro deste ano, de 2,9%.

Apesar da expressiva redução, o índice coloca o município em risco médio para doença. O preconizado pelo Ministério da Saúde é igual ou inferior a 1%. No primeiro bimestre de 2014, o município registrou 111 casos da doença, contra a média de 2,5 mil casos mensais que foram contabilizados no início do ano passado. Nenhuma pessoa morreu em decorrência da doença este ano.

FOCOS

Conforme o levantamento, vasos e pratos de plantas, bebedouros e ralos ainda respondem por 27,2% dos focos da larva do mosquito encontrados pelos agentes de controles de endemias durante as visitas domiciliares. Outros reservatórios para procriação do Aedes aegypti são materiais descartáveis, tais como latas, resto de entulhos e garrafas pets (20,7%), tonéis, cisternas e piscinas (16,3%), pneus (12%) e caixas d’água (5,4%).

BAIRROS

Em relação às regiões com maiores índices de infestação estão as que englobam os bairros Jardim Panorama, Cidade Nobre e Vila Formosa (4,6%); Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Bairro das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro e Novo Cruzeiro (4,4%) e Veneza, Planalto, Parque das Águas e Caravelas (4,1%).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com