Cultura

Infantil “De Toda Cor?” discute o preconceito a partir do vitiligo

IPATINGA – O espetáculo “De Toda Cor?” que entra em cartaz no teatro Zélia Olguin no próximo dia 5, às 19:30h, surge de uma provocação sobre a temática das “diferenças” e como elas geram no outro um pré-julgamento que culmina em atitudes preconceituosas.

Conforme os produtores, neste proposta, o espetáculo opta por falar sobre temas poucas vezes abordados no teatro infantil, como o vitiligo, doença que provoca manchas na pele.

“Não é um espetáculo sobre preconceito, e sim sobre diferenças. A partir do bulling sofrido pela personagem principal, o texto aborda outras formas de preconceitos que muitas vezes é praticado em tom de brincadeira, mesmo sendo de mau gosto”, afirma Mati Lima, que escreveu o texto a partir de uma pesquisa extensa sobre vitiligo e de conversas com pessoas que possuem a doença.

NARRATIVA

Com uma narrativa leve, dinâmica e divertida, o espetáculo discute a complexa questão da identidade a partir do olhar de uma criança que não compreende a que grupo social pertence, uma vez que sua doença de pele evidencia suas diferenças. Após vivenciar situações constrangedoras, e não receber a devida atenção de seus pais, ela foge à procura de um lugar onde tudo e todos sejam iguais.  A partir daí, muitas aventuras a aguardam na busca de si e do seu lugar no mundo.

‘De Toda Cor?’ é um espetáculo que ressalta o mal que discursos reproduzidos, sem reflexão pode causar na vida de uma criança e de todas as pessoas, fragilizando assim a beleza que há em cada um ser diferente do outro.

“De Toda Cor?” narra à história de uma menina com vitiligo, e que sofre preconceito. Cansada de ouvir apelidos maldosos na escola, e de não receber a devida atenção dos pais, sai em uma jornada à procura de um Mundo onde tudo e todos sejam iguais. Mas será que vai encontrar?

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção Artística: Mati Lima

Assistente de Direção: Marrione Warley

Elenco: Jéssica Ribeiro, Marrione Warley, Mati Lima

Direção Musical: Mateus Mor

Maquiagem: Rômulo Amaral

Cenografia e Figurinos: Mati Lima

Assistente de Cenografia: Marrione Warley

Fotos e Designer Gráfico: Teuller Morais

Apoio: Instituto Cultural Usiminas, Brasart, Casa Laboratório e D’ Festas.

SERVIÇO

Data: 05 de outubro

Hora: 19h30

Local: Teatro Zélia Olguin (Av. Itália, 1890 – Cariru, Ipatinga/MG)

Valor: R$ 10,00

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com