Cultura

Inauguração da praça “Tio Jarbas” marca os 63 anos de Fabriciano

FABRICIANO – Entre as atividades programadas pela Prefeitura para comemorar os 63 anos de emancipação de Coronel Fabriciano está a inauguração da “Praça Jarbas Colombo de Barros – Tio Jarbas”, localizada na rua Piracicaba, na esquina com a rua 13 de Maio, no Centro da cidade. A solenidade de inauguração da praça será às 11 horas desta sexta-feira (20).
O vereador Marcos da Luz (PT) é o autor do Projeto de Lei n° 2.075/11, transformado na Lei n° 3.664, de 26/10/2011, que dá o nome à praça, homenageando um antigo morador da adjacência, comerciante (pasteleiro), natural de Antônio Dias, que criou em Fabriciano a sua numerosa família. Ele é pai do atual presidente da 9ª Subseção da OAB, Manoel das Graças Barros, que representará a família na cerimônia.
No local, além de bancos e iluminação, foi construído também um pórtico, que faz alusão à antiga linha férrea que passava próxima dali. O monumento complementa o projeto de sinalização turística, realizado pela Administração. O espaço torna mais agradável um dos pontos de acesso ao município, justamente na cabeceira da ponte nova que liga os municípios de Timóteo e Fabriciano.

HISTÓRIA
Nascido em 12 de outubro de 1920 em Antônio Dias, onde exerceu as atividades de pequeno produtor rural, depois a atividade de comerciante até o ano de 1955, Jarbas Colombo de Barros mudou-se para a localidade de Sá Carvalho, aí se estabelecendo também com o comércio, o que ocorreu até fins de 1958, quando retornou para Antônio Dias.
Em 1959 transferiu-se para Coronel Fabriciano, juntamente com a esposa Clara de Ávila Carvalho, iniciando o trabalho numa fábrica de tijolos de argila. Durante curto período, cerca de dois anos, prestou serviços na área da Usiminas. Posteriormente, retomou as atividades de comércio.
E foi no comércio que ele sempre se destacou, arregimentando um expressivo número de amigos em razão de seu modo afável e gentil no trato com os clientes, sendo até hoje lembrado por todos que com ele conviveu. Sua pastelaria no final da rua Dr. Querubino era famosa, frequentada por todo o tipo de gente.
O “Tio Jarbas”, como era conhecido, elegeu Fabriciano como a sua terra. Aqui viveu maior parte da vida, onde se estabeleceu definitivamente e criou sua família. Faleceu em 5 de abril de 1999 e deixou 12 filhos, que hoje exercem atividades de comércio, engenharia, advocacia, zootecnia, empresarial, educação, entre outras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com