Cidades

III Fórum de cidades banhadas pelo rio Doce discute saneamento básico

Boteiros no trecho do rio Doce no município de Ipaba, que sediará o próximo Fórum em 26 de agosto

DA REDAÇÃO –
O III Fórum de Municípios da Calha do Rio Doce discutiu ações ligadas ao Saneamento Básico. Participaram do encontro conselheiros do CBH-Doce, CBH-Piranga, Território Caparaó e representantes dos municípios de Rio Doce, Sem Peixe, Caratinga, Santa Cruz do Escalvado, Colatina, Governador Valadares, Ipatinga, Ponte Nova, São Domingos do Prata, Raul Soares, Belo Oriente, Mariana, Rio Casca e Ipaba. O próximo Fórum de Municípios da Calha do Rio Doce, será no dia 26 de agosto e terá como sede o município de Ipaba/MG.

Durante o encontro, o presidente do CBH-Doce, Leonardo Deptulski, ressaltou que o encontro tem o objetivo de ampliar a participação dos municípios nas ações de recuperação do Rio Doce. Leonardo também falou sobre a participação da entidade no Comitê Interfederativo e explicou sobre os projetos de recuperação da Bacia. “Aqui estamos falando sobre um conjunto de ações específicas contidas no TTAC, em que temos um prazo de 20 anos. Porém, pensar a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Doce não tem prazo”, disse Deptulski .

SANEAMENTO

Um dos principais pontos de pauta foi a aplicação de recursos em ações de saneamento básico. No acordo firmado com a empresa Samarco, está previsto o investimento de 50 milhões, ainda em 2016, para obras ligadas ao saneamento. Na ocasião, o Fórum deliberou critérios a serem encaminhados ao Comitê Interfederativo (CIF), nas ações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para a priorização na execução das ações.

Foram sugeridos os seguintes critérios: municípios com maior grau de impacto com relação ao desastre e com maior efetividade; priorização de municípios de montante para a jusante (na região entre Mariana/MG e Candonga); municípios que contribuem mais negativamente para a degradação dos Rios Carmo, Gualaxo, Piranga e Doce; municípios que possuem ações de coleta e tratamento de esgoto em execução; municípios que possuem projetos em condições de serem licitados; municípios que possuem os serviços estruturados de água, esgoto e resíduos sólidos.

CONSÓRCIOS
Também foi deliberado sobre a participação dos consórcios constituídos na calha do Doce como entes representativos dos municípios na discussão das ações de coleta e tratamento de esgoto e resíduos sólidos, respeitando a autonomia de cada município.

Logo após a reunião, foi realizada uma visita técnica. Os participantes seguiram para o município de Rio Doce, onde conheceram o encontro do Rio do Carmo com o Rio Piranga – junção que forma o Rio Doce. Em seguida, foram até a Usina de Candonga para acompanhar as obras e intervenções de drenagem realizadas pela Samarco para contenção do rejeito e restauração dos cursos d’água e áreas atingidas pelo rompimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com