Cultura

Igreja Presbiteriana Central festeja cinquentenário com Grupo Altares

IPATINGA – Comemorando em 2013 o seu Jubileu de Ouro (50 anos) de organização, a Igreja Presbiteriana Central de Ipatinga (IPCI) abre suas festividades nos dias 16 e 17 deste mês, sempre às 19h30, tendo como convidado o Grupo Altares. Os cultos acontecem na sede da comunidade, que fica na avenida 28 de Abril, 845, Centro, com entrada franca. Até o final do ano, outros grupos musicais bem como pastores conferencistas participam das festividades.

Fundando em 2001, por iniciativa do pastor Edson Rodrigues (falecido em 2009), o Grupo Altares, que estará pela primeira vez no Vale do Aço, tem atualmente a seguinte formação: Tiago Hiller, Jonathas Rodrigues, Naiaja Rodrigues Hiller e Rebecca Rodrigues. A ideia inicial do pastor Rodrigues e seus filhos, que moravam no Rio Grande do Sul, era divulgar o estúdio de gravação que possuíam. Com um repertório com forte influência da soul music, o Altares cantava basicamente algumas versões de músicos como Kirk Franklin, Fred Hammond e Anointed, além de canções inéditas e uma mistura de hinos cristãos tradicionais. A aceitação do grupo por parte das igrejas que visitava foi imediata.

Os convites para apresentações em vários estados do Brasil tornaram-se tão frequentes, que a “propagada” do estúdio foi deixada de lado, com o ministério musical ganhando prioridade no trabalho. Dois anos se passaram até que atendendo ao chamado de Deus, abandonaram suas atividades seculares e tomaram a difícil decisão de mudar para o centro do Brasil, fixando residência na cidade de São José dos Campos (SP).

O Altares já lançou seis discos: Intimidade, Servos, Meu Tesouro, Grupo Altares ao vivo, Tu és Fiel e História de Amor I, sendo que este trabalho rendeu um DVD. O Grupo Altares visitou a Europa em maio de 2007 se apresentando em Portugal e Espanha.

Trabalho abriu as portas para outras 15 igrejas
Ipatinga
– As atividades que deram origem à Igreja Presbiteriana Central de Ipatinga (IPCI) existem desde o final dos anos 50, quando a Missão Leste do Brasil, formada por pastores norte-americanos, instalou no então distrito de Coronel Fabriciano o trabalho conhecido como “Tenda Missionária”. Em 3 de maio de 1959, foi oficialmente instalado, numa residência particular, o ponto de pregação. Depois de uma breve interrupção, o trabalho foi retomado em 12 de junho de 1960, já no terreno onde a igreja está instalada. Este imóvel havia sido comprado em novembro de 1959.
Entre fevereiro de 1961 até junho de 1963, a Congregação de Ipatinga esteve sob os cuidados do evangelista João Batista Franco, tendo a assistência pastoral do reverendo Américo Gomes Coelho.

A mudança para o status de Igreja aconteceu em 23 de junho de 1963. Naquele domingo, uma comissão formada por representantes do Presbitério Rio Doce e da Missão Leste dirigiu os trabalhos. O pregador convidado foi o reverendo Milton Leitão, pastor da Igreja Presbiteriana de Vila Velha (ES). Desde então a IPCI contribuiu direta e indiretamente para a implantação ou organização de outras 15 igrejas presbiterianas em Ipatinga e no Vale do Aço. Dos mais de 200 membros arrolados naquele já distante dia de 1963, apenas dois, José Fiene e Maria Rosa Alves, ainda frequentam a comunidade. Ao longo de sua história a igreja teve 11 pastores. O atual é o reverendo Luciraldo Castório de Carvalho, que está na direção dos trabalhos desde janeiro de 2011.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com