Cidades

IFMG abre primeiros cursos

A secretária Leida Tavares, a prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta e o diretor do IFMG Paulo do Nascimento anunciaram ontem o início das atividades

IPATINGA – “O ensino federal já é uma realidade em Ipatinga”. A boa notícia foi anunciada pela prefeita Cecília Ferramenta, na tarde de ontem (22), durante coletiva à imprensa sobre as primeiras turmas de cursos técnicos a serem ofertados em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais no campus Ipatinga. Os cursos iniciam no dia 1º de setembro, no período noturno, das 16h às 20h, exclusivamente na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus (rua Terezina, nº 80, bairro Veneza).

“A chegada do Instituto Federal a Ipatinga com esses cursos técnicos, inicialmente, integra o projeto de expansão da formação técnica no país. O ensino técnico cresceu cerca de 300% em sete anos de investimentos na área de Educação”, reforçou o diretor do Campus Avançado de Ipatinga do IFMG, Paulo do Nascimento.

Para a prefeita de Ipatinga, a publicação da portaria de criação do campus, divulgada em junho, torna realidade o ensino federal no município. A Prefeitura de Ipatinga cedeu o espaço da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no Veneza, para início imediato das aulas do Instituto Federal, até que o imóvel doado ao IFMG seja reformado.

Além disso, um convênio de cooperação técnica será firmado entre a Prefeitura de Ipatinga e o IFMG para que as escolas municipais possam ser utilizadas no projeto.

A secretária municipal de Educação, Leida Tavares, ressaltou que o projeto de reestruturação arquitetônica da antiga Escola Municipal Presidente Vargas está pronto, porém é necessário um aporte do MEC para viabilizar a reforma do imóvel.

INSCRIÇÕES
Inicialmente serão ofertadas 230 vagas em seis cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio), nas áreas de Tecnologia, Gestão da Educação e Saúde, com duração de um ano e meio.

Os interessados poderão se inscrever nos cursos técnicos de Informática (30 vagas), Manutenção e Suporte em Informática (30 vagas), Secretaria Escolar (35 vagas), Infraestrutura Escolar (35 vagas), Alimentação Escolar (30 vagas), Cuidador de Idosos (70 vagas). Os estudantes terão direito a material didático para uso durante o curso.

Até a próxima sexta-feira (25), os candidatos do Enem 2013 terão a oportunidade de pleitear as vagas para os cursos técnicos por meio do Sistema de Seleção da Educação Profissional Tecnológica (Sisutec), se inscrevendo exclusivamente pelo endereço http://sisutec.mec.gov.br. As inscrições também poderão ser feitas no estande da Prefeitura de Ipatinga na Expo Usipa, que acontece nesta semana, de 23 a 26 de julho.
Demais interessados poderão se inscrever entre os dias 11 a 20 de agosto, para concorrer às vagas remanescentes pelo mesmo endereço eletrônico.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com