Cidades

Içami Tiba abre comemorações com palestra motivacional

O educador paulista conversou com jornalistas antes de ministrar palestra em Belo Oriente
(Crédito: André Almeida)

IPATINGA – O médico psiquiatra e educador paulista Içami Tiba esteve nesta quinta-feira (28) no Vale do Aço para proferir a palestra “Motivação e Relação Interpessoais na Educação”, em Belo Oriente, como parte das comemorações do aniversário do município. Ele foi convidado pela Secretaria de Educação da cidade e também ministrou a aula inaugural da rede pública de ensino.

Horas antes, em Ipatinga, ele participou de uma conversa com a imprensa local, onde falou sobre os temas a serem abordados na palestra, sua carreira e as ideias que defende em seus trabalhos. Içami é autor de mais de 20 livros e uma de suas obras, “Quem ama, educa!”, vendeu 560 mil exemplares em 2003, se tornando um best seller no país.

O médico, que no próximo dia 15 completa 71 anos, contou que a palestra ministrada em Belo Oriente seria de cunho motivacional e teria como objetivo trazer o professor para o centro da discussão na educação no Brasil. “Eu acho que a educação vai muito mal. Uma vez me pediram para dar uma avaliação (da educação) e eu a reprovei”, disse o professor, que possui também especialização em psiquiatria e atua como psicoterapeuta de adolescentes.

Içami Tiba acredita que a maior parte dos problemas psíquicos dos adolescentes pode ser atribuída ao comportamento e liberdade que os pais dão a eles e também à falta de comprometimento dos jovens com a educação. Para ele, são necessários inventivos para que os alunos não sejam medianos e não estudem apenas para “passar de ano”.

O especialista sustenta que é preciso que pais, alunos e professores saiam de suas zonas de conforto e passem a fazer uma auto-avaliação de si mesmos. Para isso, Içami defende que haja uma mudança nos critérios de avaliação de desempenho nas escolas e maior cobrança dos pais em casa.

Para o especialista, a educação deve ser atual e as instituições de ensino não podem mais fugir da tecnologia. O uso da informática é defendido por Içami Tiba e apontado por ele não mais como um aliado da educação do futuro. “A tecnologia já faz parte do nosso presente”, disse. Ele também afirmou ser a favor da escola de tempo integral, embora acredite que ela deva não só manter os alunos na instituição, mas sim apresentar resultados.
Além das palestras e livros, o professor Içami Tiba também é radialista, colunista de jornal e apresentador do programa Quem ama, educa, da Rede Vida de Televisão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com