Cidades

Hospital São Camilo cria Protocolo de Dor Abdominal

Dr. Felippe e equipe de enfermagem com Protocolo disponível em todos os setores e Postos de Enfermagem

FABRICIANO
– Quase metade dos pacientes que são admitidos no Hospital São Camilo apresentam patologias relacionadas à dor abdominal, muitas que podem desencadear quadros clínicos críticos, com evolução rápida e choque. A partir desta semana, o coordenador da cirurgia, Dr. Felippe Feitosa, implantou junto à equipe de enfermagem e médicos o Protocolo de Dor Abdominal, que identifica com mais agilidade a necessidade cirúrgica e a tomada de ações com pacientes enquadrados neste protocolo.

Cólicas, apendicite, complicações da vesícula, gastrite, infecções e diversas dores são peculiares a esse documento com novo fluxo que envolve assistência aos pacientes eletivos internados, aos enquadrados em urgência no Pronto Socorro e aos internados instáveis. Além das considerações técnicas, o Protocolo aponta os quatro tipos de dor visceral e quais medidas a serem tomadas a cada evolução.

COOPERAÇÃO
Um formulário de interconsulta deve ser preenchido pelo médico a fim de identificar cada necessidade do paciente admitido e agilizar sua assistência. Felippe espera a maior adesão possível dos médicos, a fim de evitar o desgaste da enfermagem na busca constante pelos plantonistas e ainda o de facilitar a abordagem do cirurgião quando de sua chegada ao Hospital para avaliação do paciente.

“Precisamos da cooperação coletiva, pois a investigação das causas de dor abdominal deve afastar a possibilidade de uma situação catastrófica que pode levar o paciente à morte, se não houver suspeita e encaminhamento ao hospital de referência. O protocolo visa afastar um possível quadro de abdome agudo, doenças clínicas que complicam e as que podem cursar com dor abdominal e levar à óbito”, afirma.

As abordagens aos pacientes adultos, idosos e crianças estão devidamente detalhadas no protocolo, além de todas as condutas e tipos de cenário com os quais os médicos podem se deparar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com