Cidades

Hospital de Ipatinga tem nova UTI com dez leitos

IPATINGA – Mais uma importante etapa no processo de reestruturação e ampliação do Hospital Municipal de Ipatinga foi concretizada esta semana. Na quinta-feira (9), a Prefeitura de Ipatinga entregou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) totalmente reformada e ampliada. Com as intervenções, a ala aumentou de seis para dez leitos, todos completos, com cama, respirador e monitor cardíaco, dentre outros equipamentos.

Dos 10 leitos entregues, um é de isolamento, com antecâmara e sanitário individual para casos de patologias infectocontagiosas. Todos os leitos têm box individualizado, para garantir a privacidade e conforto dos pacientes e familiares. O espaço também conta com uma “ilha” centralizada, para as equipes médicas e de enfermagem, facilitando a visualização dos pacientes. A reforma segue as normas atuais de segurança hospitalar e vigilância em saúde.

PACIENTES
Nesta quinta-feira pela manhã, parte da equipe que atua na UTI do Hospital de Ipatinga conheceu as novas instalações. A visita foi guiada pela diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência da PMI, Sandra Diniz. No início da tarde, os pacientes em tratamento intensivo no hospital começaram a ser transferidos para a ala recém-reformada.

As obras de reforma e ampliação da UTI, e também de três enfermarias do Hospital de Ipatinga, foram viabilizadas com recursos do governo Federal, totalizando R$ 400 mil e mais a contrapartida do município. Além disso, a Prefeitura acertou uma parceria com o governo do Estado de Minas Gerais, que em maio passado fez a doação de R$ 300 mil em mobiliários e equipamentos exclusivamente para reaparelhar a ala de tratamento intensivo.

AMPLIAÇÃO

A ampliação do UTI do Hospital Municipal vai ajudar a suprir a carência de leitos hospitalares em Ipatinga e região. Somados, os cinco principais hospitais do Vale do Aço passam a contar agora com 68 leitos de UTI públicos e privados: Márcio Cunha (30), Vital Brasil (8), São Camilo (10), Unimed (10) e Municipal de Ipatinga (10). A instituição hospitalar mantida pela Prefeitura de Ipatinga é a única com atendimento 100% pelo SUS.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação da UTI possibilitará ao Hospital de Ipatinga realizar até 20 internações a mais por mês. “É um ganho significativo para Ipatinga e Vale do Aço, em especial para os usuários do SUS. Os investimentos feitos na UTI dão mais condição clínica para os profissionais, encurta o tempo de tratamento e impacta diretamente na qualidade da atenção prestada ao paciente grave”, avalia o médico intensivista do HMI, Rodrigo Machado, que atua no corpo clínico da instituição desde 2003.


A equipe do HMI conheceu ontem as instalações da nova UTI

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com