Cidades

Hospitais São Camilo perto do colapso sem repasse estadual

PCReis

DA REDAÇÃO –  Os hospitais São Camilo de Timóteo e Coronel Fabriciano divulgaram nota à imprensa na tarde de ontem (31) sobre os transtornos causados pela falta de repasse do Estado. De acordo com a entidade, há 8 meses a São Camilo se reúne com o Estado de Minas Gerais a fim de renovar os contratos referentes aos hospitais administrados na microrregião – Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo) e Hospital São Camilo (Coronel Fabriciano). Ambos os contratos venceram em 28 de maio deste ano e, embora não tenha havido, até o momento, paralisação do atendimento em razão da ausência de contrato, o pagamento que deveria ter sido realizado pelo Estado não vem ocorrendo nas datas avençadas. 

Na última quinta-feira, (25), os respectivos contratos foram assinados, com publicação no dia 27 de agosto. Os débitos, entretanto, não foram quitados e já se aproximam dos 5 milhões de reais. A entidade não havia se pronunciado nos últimos meses por entender que a renovação dos contratos colocaria fim aos problemas de repasse, porém a situação persiste. O atraso torna a situação financeira das instituições insustentável.

“Ainda que os atendimentos não tenham sido interrompidos em nenhum momento desde que a São Camilo assumiu a gestão dos hospitais, a situação financeira gerada pelo atraso dos pagamentos por parte do Estado de Minas Gerais tem tornado impossível que a São Camilo honre os compromissos com terceirizados, inclusive os médicos, e fornecedores, inviabilizando o bom funcionamento dos hospitais”, resume a diretora administrativa corporativa, Cleusa Claudino.

SITUAÇÃO ATUAL
Caso o Estado não efetue os pagamentos dos débitos até o dia 02 de setembro de 2016, ocorrerá um colapso geral na assistência hospitalar. “Com a falta dos recursos financeiros, seremos obrigados a suspender serviços que não se relacionem ao atendimento de urgência e emergência no Hospital São Camilo (Coronel Fabriciano/MG), até que a situação se normalize. Será igualmente necessário solicitar a transferência dos pacientes que tiverem condições de remoção para outros hospitais, a fim de minimizar os custos, uma vez que os recursos não chegam. No Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo/MG) será necessário suspender o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde, pela absoluta impossibilidade de se manter o custeio do serviço”, reforça a Cleusa.

A direção dos hospitais explica, ainda, que contou com o apoio dos prestadores de serviços, inclusive da área médica, e fornecedores, que aceitaram manter as atividades sem a contraprestação tempestiva desde o mês de maio de 2016, cientes de sua responsabilidade social para com a comunidade atendida e também da seriedade como o trabalho da São Camilo é desenvolvido. Assim, os pagamentos devidos foram realizados na medida em que o repasse estadual, ainda que em atraso e de forma parcial, foi efetivado.

IMPACTO NO ATENDIMENTO
O impacto da falta de recursos nos hospitais será sentido em toda a microrregião de Coronel Fabriciano e Timóteo, responsável pelo atendimento de mais de 230 mil habitantes, razão pela qual os esforços da São Camilo para buscar os recursos devidos pelo Estado de Minas Gerais, intensificados desde maio de 2016, serão mantidos até que a situação se normalize.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com