Cidades

HMC vai realizar mamografias requisitadas na rede municipal

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier deu início ao ciclo de ações para a campanha Outubro Rosa. Além das fachadas das unidades do Hospital Márcio Cunha ganharem iluminação na cor símbolo do projeto, em 2017, o hospital receberá, para os exames de mamografia, as pacientes que realizarem requisições junto às unidades de saúde do município.

DIAGNÓSTICO
O exame, viabilizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ipatinga e o HMC, é imprescindível para o diagnóstico precoce da doença e é considerado o fator mais importante para o sucesso do tratamento e cura. É gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e é voltado para mulheres – com idade entre 50 a 69 anos – das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga – aproximadamente 35 municípios.
Para acesso ao benefício, as mulheres devem procurar uma unidade básica de saúde, solicitando o exame. A atendente irá preencher a requisição do SUS e encaminhar ao HMC para agendamento. A data e horário da avaliação serão repassados à solicitante, pela prefeitura, por telefone, e será realizada nas unidades I e II do Hospital Márcio Cunha e na Unidade Avançada FSFX, no bairro Canaã. As pacientes, na data do exame, deverão apresentar a requisição totalmente preenchida, cartão SUS e documentos pessoais.

OUTUBRO ROSA

“A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil. A conscientização sobre o câncer de mama é importante, pois ressalta como um diagnóstico precoce pode possibilitar até 95% de cura da doença. E o Hospital Márcio Cunha tem muito orgulho de fazer parte desta iniciativa”, frisa Mauro Oscar Soares de Souza Lima, superintendente Geral de Hospitais da FSFX.
“A cada ano, o câncer de mama responde por cerca de 28% dos casos novos da doença no Brasil e no mundo. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama, a maioria dos casos tem bom prognóstico quando diagnosticado precocemente. Por isso, queremos incentivar as mulheres a compartilharem esse assunto em casa, no trabalho, na comunidade e, principalmente, com outras mulheres, estimulando a realização da mamografia conforme orientação médica”, explica a gerente de Promoção de Saúde, Fernanda Ferreira Monteiro de Souza.

AUTOEXAME

Além da mamografia, a campanha de conscientização também reforça a importância do autoexame. “É imprescindível que as mulheres observem suas mamas. Seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. Se, ao fazer o toque, sentir algum nódulo ou caroço, se houver vermelhidão na pele, alterações no mamilo ou saída espontânea de líquido, ela deve procurar imediatamente um serviço médico para avaliação diagnóstica”, explica o médico coordenador da Unidade de Oncologia do HMC, Luciano de Souza Viana.

DIA ROSA

Internamente, o Hospital Márcio Cunha realiza junto às pacientes em tratamento o Dia Rosa, na Unidade de Oncologia. Marcado para o dia 11/10, a ação visa dedicar um dia de beleza inteiramente às mulheres que enfrentam a doença, com o objetivo de resgatar a autoestima e elevar a satisfação.
“O câncer tem um impacto psicológico significativo na vida da paciente. Mas, quando esse momento é vivido com conhecimento, compreensão e vontade de vencer, a resposta ao tratamento é muito mais positiva. Assim, no Dia Rosa, queremos oferecer para as mulheres um momento especial de embelezamento, compartilhamento de experiências e valorização pessoal, entendendo que tudo isso contribui para o processo de tratamento e cura”, finaliza a gerente de Oncologia do HMC, Ledvania Chaves Ribeiro.
Entre as atividades, realizadas por voluntários, estão oficina de maquiagem, sorteio de brindes dos cosméticos doados por empresas da região, entrega de turbantes e lenços confeccionados por pessoas da comunidade, oficinas de amarrações de lenços e turbantes com a estilista Vanuza Bárbara e campanha de conscientização do grupo Se Toque.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com