Nacionais

HMC promove atividades no shopping no Dia do Rim

IPATINGA – O azul e o vermelho são as novas cores que iluminam uma das fachadas do Hospital Márcio Cunha e de outros grandes monumentos do país e do mundo neste mês março, como símbolo da campanha em comemoração ao Dia Mundial do Rim. Celebrado no dia 9 de março, a data visa conscientizar a população sobre a importância dos rins, promovendo hábitos de vida saudáveis. O tema desta edição, “Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, chama atenção ainda para a obesidade e o consequente desenvolvimento da Hipertensão Arterial e do Diabetes, os maiores fatores de risco e vilões causadores da Doença Renal Crônica.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para orientar a população sobre o assunto, a equipe do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HMC estará com um estande no Shopping do Vale do Aço, de 09 a 12 de março, das 11h às 20h. A equipe, composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fará abordagens para esclarecer dúvidas, aferir a pressão arterial e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) das pessoas que por lá passarem. “A doença renal atinge a 10% da população. Ela é silenciosa nos estágios iniciais, se manifestando tardiamente. É preciso que a população saiba como prevenir as doenças dos rins. No estande do Shopping vamos abordar as pessoas propondo um estilo de vida mais saudável”, afirma o médico nefrologista e gerente do CTRS, Carlos Alberto Calazans.
Todos os anos, a Sociedade Brasileira de Nefrologia se empenha na realização de eventos e campanhas de comunicação. Neste ano, uma Plenária no Senado Federal, em Brasília, irá discutir melhorias no tratamento das doenças renais. O presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia e médico nefrologista do Hospital Márcio Cunha, Daniel Costa Chalabi Calazans, será o representante mineiro no Senado. “Em Brasília, vamos em busca de melhores condições no tratamento da doença renal em Minas. Em todo o estado, estão sendo promovidas ações de prevenção e conscientização em prol da data”.

PREVENÇÃO

As doenças renais podem ser prevenidas de formas simples, por meio do controle da pressão arterial e do controle dos níveis de glicose no sangue. Além disso, é fundamental não fumar, já que os fumantes têm maior risco de desenvolverem insuficiência renal crônica. Outras medidas importantes são manter um peso ideal, com alimentação saudável, praticar exercícios físicos e buscar assistência médica para exames periódicos. Com essas pequenas atitudes, você contribuirá para a saúde dos rins.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com