Vida & Saúde

HMC incentiva voluntários no Dia Nacional do Doador de Sangue

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha (HMC) celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em todo o país em 25 de novembro, incentivando novos voluntários a entrarem para este time. A data destaca o gesto importante de pessoas que disponibilizam um pouco do seu tempo para ajudar ao próximo. Tem ainda um papel estratégico no calendário das ações de saúde, por reforçar a conscientização próximo às festas e viagens de fim de ano, quando a necessidade de transfusões de sangue esbarra no baixo volume dos estoques de sangue em hospitais e hemocentros por conta da queda do número de doadores.

Para o responsável técnico do núcleo de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha, Dr. Marcos Aurélio Mergh Murer, doar sangue é mais que um ato de solidariedade. “A importância das pessoas em doar sangue é ajudar médicos a salvarem milhares de vidas. As pessoas sabem que a ciência progrediu muito, mas, ainda sim, não encontrou algo com as mesmas características ou parecido com o sangue humano, que seja capaz de substituí-lo. Em determinadas situações, a recuperação de um paciente só ocorre após a transfusão de sangue. Por isso é fundamental se conscientizar sobre a importância de doar”.

SERVIÇO
O atendimento na Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 18h30, agora por meio de agendamento. Você pode agendar sua doação pelo guichê de doação de sangue, na recepção do próprio Hospital, ou pelo telefone (31) 3829-9600. A doação de sangue fica aberta durante todo o ano.

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE:

Para ser doador de sangue, é preciso:

* Estar em boas condições de saúde
* Pesar mais de 50 quilos (desconsiderando roupas e calçados)
* Ter comportamento sexual seguro (parceiro (a) sexual fixo (a) e único (a) por, no mínimo, doze meses consecutivos e/ou sexo protegido com preservativo).
* O doador de sangue deverá ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, dos seus responsáveis legais para cada doação que realizar.
* Mulheres candidatas à doação devem aguardar três meses após o parto normal e abortamento, e seis meses após cesariana. Não doar sangue se estiver grávida ou amamentando, a menstruação não impede de doar sangue, desde que não esteja anêmica.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com