Cidades

HMC inaugura sala para parto mais humanizado

IPATINGA – Com o objetivo de oferecer mais conforto e privacidade às novas mamães e aos recém-nascidos, o 1º andar do Hospital Márcio Cunha conta agora com uma nova sala de parto como opção para clientes Usisaúde e de convênios. Um ambiente único para acolher parturientes no Pré-parto, no Parto e no Pós-parto, garantindo mais cuidado e comodidade para mães e bebês que passam pelo parto normal.

A chamada “Sala de PPP” é recomenda para parturientes com indicação de parto normal e de gestação de baixo risco. A partir do conceito de humanização, oferece uma estrutura que permite assistência ao parto normal, como um centro de inovações no amparo à gestante.

A sala possui todos os equipamentos necessários para o nascimento do bebê, métodos para o alívio da dor, banheiro privativo, amplo espaço para exercícios com a bola, escada de ling (equipamento que ajuda na evolução do trabalho de parto) e a cama de PPP, que permite uma variação no posicionamento da gestante, deixando que a paciente conduza esse momento da melhor maneira possível. Além disso, também é permitida a presença do pai, que por sua vez pode auxiliar o processo e torná-lo mais cômodo e estimulante para a mulher, sem muitas dores.

SEM SEPARAÇÃO
Segundo a gerente Materno-Infantil, Juliana Bechara Almeida Sousa, a estrutura oferecida pela Sala de PPP é um diferencial importante no acolhimento, na ambientação e na garantia do bem-estar materno. “Nesse ambiente não existe a separação de mãe e filho. Toda a família pode participar desse momento especial, de acordo com a vontade da parturiente”, explica. As próximas ações do HMC para a unidade Materno-Infantil serão a reforma da Sala de Parto e a construção de mais sete salas para atender também às pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

PARTO ADEQUADO
A inauguração da Sala de PPP do Hospital Márcio Cunha integra as ações do projeto Parto Adequado, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Com apoio do Ministério da Saúde, o objetivo do projeto é identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, além de incentivar a realização do parto normal, reduzindo o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar e no sistema público.

“Nesse projeto nossa equipe receberá materiais para aplicação da metodologia e treinamento, com monitoramento pela ANS e encontros presenciais para discutir as estratégias de aplicação das mudanças propostas e os resultados atingidos”, explica a gerente.

Primeiro parto

A primeira parturiente a vivenciar a maternidade neste ambiente foi a mãe de primeira viagem Lívia Castro Araújo. “Quando surgiu a possibilidade de ganhar minha filha neste ambiente, fiquei com receio, por ser uma coisa inédita. Mas com as orientações de toda a equipe, eu e meu marido chegamos à conclusão de que ir para a Sala de PPP seria mais confortável. Fui muito bem amparada e não fiquei sozinha momento algum”.

Foram 12 horas de parto e muita ansiedade para o nascimento de Alice, que chegou ao mundo pesando 3.380 gramas e com 51 centímetros. “Quero destacar a atenção e o carinho de toda a equipe que foi essencial durante todo o processo. Todas as pessoas que me acompanharam demonstraram muita experiência e sabiam o que estavam fazendo. Tive todo apoio técnico e emocional. Estão todos de parabéns”, destaca Lívia.

Para o Hospital Márcio Cunha, a primeira experiência realizada na sala demonstra a preocupação em favorecer, cada vez mais, a humanização do parto. Isso envolve a forma como se atende desde a entrada da gestante até o momento da alta dela com o bebê. “O nascimento da Alice foi um sucesso, foi uma experiência positiva. Sentimos a felicidade da família e equipe. Todos estavam muito concentrados e empenhados para que tudo fosse perfeito”, completa Juliana Bechara.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com