Cidades

HMC é recomendado para obter a Certificação NIAHO

IPATINGA – A região do Vale do Aço conquistou um diferencial importante na prestação de serviços de saúde para clientes do plano de saúde da Usiminas e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Exemplo de excelência em assistência e em gestão no Leste do Estado, o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, foi recomendado na última sexta, 31, pela líder mundial em certificações Det Norske Veritas e Germanischer Lloyd (DNV-GL) para receber a certificação da norma de acreditação hospitalar formalmente reconhecida pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos, a National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO). A certificação deverá ainda ser referendada pelo International Healthcare Committee da DNV-GL, na sede da empresa na Noruega.

Desenvolvida a partir de padrões norte-americanos de segurança assistencial e de infraestrutura, a NIAHO – que no Brasil é também conhecida como DIAS (DNV International Accreditation Standard) – exigiu da instituição investimento, capacitação e preparo de todas as suas equipes ao longo dos últimos anos aplicados efetivamente na prática. Por quatro dias, auditores brasileiros e norte-americanos da DNV-GL checaram os processos de gestão administrativos e assistenciais e a estrutura física das três unidades do Hospital Márcio Cunha.

Com base na chamada metodologia Tracer – que consiste em percorrer o caminho do paciente, desde a sua entrada até a alta para analisar as unidades e os processos pelos quais ele foi submetido no hospital – os avaliadores selecionaram 48 prontuários baseado em critérios específicos. A partir das evoluções clínicas registradas, todos e quaisquer procedimentos realizados foram reavaliados sob a ótica da segurança, tanto para a saúde do paciente, como também para acompanhantes e profissionais envolvidos. Isso inclui, por exemplo, desde a avaliação do trabalho de médicos e da equipe multidisciplinar em UTIs, Centro Cirúrgicos, leitos de Internação, setor de Hemodiálise e Transplantes, Maternidade e Pronto-Socorro, entre outros.

Para o auditor líder da DNV-GL, Walter Rose, as conclusões preliminares, antes da entrega relatório final nas próximas semanas, superaram as expectativas. “Vocês fizeram um trabalho excepcionalmente bom. Estou feliz em dizer que não foi encontrada nenhuma grande não-conformidade, relativa a um grande problema de processo ou sistem”, disse.

O diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos, destacou que a certificação NIAHO/DIAS é o resultado do envolvimento e da determinação dos nossos profissionais. “Foi por meio dessa busca pela certificação que conseguimos fortalecer padrões, cuidados assistenciais com os nossos pacientes, o processo de gestão administrativo e a nossa imagem institucional. Muitas melhorias foram realizadas no último ano. E agora chegamos com êxito ao patamar que tanto almejamos e que vamos manter daqui por diante”, afirmou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com