Cidades

HMC alerta população contra Dengue, Zika e Chikungunya

O médico infectologista do Hospital Márcio Cunha, Dr. Aloísio Benvindo de Paula, chama a atenção para as semelhanças e diferenças entre os sintomas das doenças

IPATINGA –
De acordo com a divulgação mais recente do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro com maior registro de casos prováveis de dengue. Situação que ilustra bem o clima de alerta vivenciado pela população do Vale do Aço nas últimas semanas. Em Ipatinga, o Hospital Márcio Cunha, notificou somente nos primeiros 24 dias do ano, 364 casos da doença. O número é 18 vezes maior do que o registrado em janeiro do ano passado, quando foram diagnosticados apenas 20 pacientes.

MOSQUITO É O ALVO
Frente à epidemia do vírus da dengue no país, e também do Zika e da febre Chikungunya, todos transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, o alerta da instituição para a população é combater o inseto, evitando os focos de água parada para sua reprodução. Outra recomendação importante, principalmente para as mulheres grávidas, é o uso diário de repelentes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com as orientações dos fabricantes. Além disso, o HMC alerta para ficar de olho nos sintomas das doenças.

Os principais são febre, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, além de um desânimo acentuado que compromete o estado geral do infectado. Na dengue, além desses sintomas, a partir do terceiro ou quarto dia, ocorre o surgimento de manchas avermelhadas na pele e alterações na sensibilidade do paladar.

CHIKUNGUNYA
Já com a Febre Chikungunya, a intensidade dos efeitos é diferente. Dores nas articulações e no punho são frequentes e mais fortes, podendo atingir as mãos, joelhos e tornozelos, por até vários meses. O Zika vírus desenvolve uma dor de cabeça discreta, conjuntivite e dores articulares. Além disso, nos primeiros dias surgem as lesões cutâneas causando vermelhidão e coceira intensa pelo corpo, o que ocorre geralmente em metade dos casos das outras duas doenças.

ZIKA

Segundo o médico infectologista do Hospital Márcio Cunha, Dr. Aloísio Benvindo de Paula, com exceção da problemática da microcefalia, o Zika vírus é aparentemente o mais brando entre os três. O diagnóstico é primariamente clínico, sendo fundamental a percepção do paciente para identificação da doença. “Inicialmente ele contará ao médico o que está sentindo e desde quando iniciou esses sintomas. Com isso, é possível identificar se há algum fenômeno hemorrágico (sangue pelo nariz ou pela gengiva ao escovar o dente), ou se existe alguma mancha na pele”, conta o médico.

Caso o profissional suspeite de dengue, Chikungunya ou Zika, é feita a prova do laço, um procedimento feito com o aparelho de pressão para verificar se o paciente possui alteração na coagulação sanguínea. Se o teste do laço for positivo, é necessário realizar diariamente, até o sétimo dia após a identificação, a contagem de plaquetas e o hemograma completo. Só assim, é possível verificar se a pessoa não está perdendo sangue diariamente.

Combata o Aedes aegypti

Uma semana têm mais de 10 mil minutos, mas que tal usar apenas 10 para impedir a reprodução do mosquito e afastar os perigos da dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya?

· Não deixe de vedar caixas d’água, galões, tonéis e tambores.
· Limpe piscinas, calhas, ralos, além das bandejas do ar-condicionado e da geladeira.
· Guarde pneus em locais coberto.
· Armazene garrafas e baldes sempre com a boca para baixo.
· Utilize areia nos pratinhos de plantas.


Como é o tratamento?

Baseado na ingestão de líquidos em maior quantidade e medicação feita por analgésicos, o tratamento dessas doenças é apenas sintomático. Ou seja, ele alivia os sintomas, mas não age diretamente na causa. Para o bem-estar do paciente, não se deve utilizar anti-inflamatórios durante o período do tratamento, pois esse tipo de medicamento pode causar efeitos colaterais, como sangramento e gastrite.

Para as grávidas, o procedimento é o mesmo, porém existe uma orientação do Ministério da Saúde a respeito da microcefalia. “É válido ressaltar que apenas uma margem pequena das gestantes que têm a virose irá desenvolver a microcefalia. Ou seja, embora tenha esse aumento brusco dos casos em território nacional, não é toda gestante que pegar Zika que terá filho com microcefalia” afirma o Dr. Aloísio Benvindo.

No Hospital Márcio Cunha, atualmente, é realizada a coleta de sangue em gestantes e recém-nascidos infectados pelo Zika Vírus. Esse sangue é enviado aos laboratórios de referência do governo, para serem usados em pesquisas de controle epidemiológico da Saúde Pública, realizadas pelo Ministério da Saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com