Cultura

Hibridus celebra 15 anos de atividades com agenda cheia

IPATINGA – Neste ano o grupo de dança contemporânea de Ipatinga, Hibridus Dança, comemora 15 de existência que, também, são de resistência, persistência e muito trabalho artístico, incluindo a participação das discussões de políticas públicas para cultura no município e no estado por entender que também é papel do artista estar engajado nas diversas periferias que envolvem e se relacionam com os processos de criação e experienciação. A atuação do Hibridus, que conta com o patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ao longo de sua trajetória, nas áreas artística, cultural e social resultou no reconhecimento, pelo Legislativo Municipal, como instituição de Utilidade Pública no município de Ipatinga (Lei nº 3037 de 29 de maio de 2012).
Parafraseando o sociólogo ipatinguense, Cláudio Letro, ‘Plantar dança contemporânea na terra do aço! Coisa de Louco. Dançar para revolver a terra-corpo e fazer florescer as linguagens da arte, a diversidade cultural; nascer o alimento para quem tem fome… desejo, necessidade, vontade’ o grupo segue em sua jornada preparando uma comemoração a mais esta boda.

CRIAÇÃO
Em parceria com o artista belo horizontino Tuca Pinheiro, o grupo está em processo de criação de seu mais novo trabalho. Neste processo os quatro artistas do Hibridus, Luciano Botelho, Maria Cloenes, Rosângela Sulidade e Wenderson Godoi junto a Tuca, que faz a direção, estão imersos, no Espaço Hibridus, onde experenciam diversos exercícios, conversam, assistem vídeos levantando material para esta nova criação.
Recentemente o grupo foi selecionado para participar da 6ª Edição do Festival de Dança de Itacaré, Bahia, entre os dias 12 a 18 de setembro, onde irá se apresentar com o trabalho Solos Hibridus, espetáculo indicado ao 2º Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas em 2015. No próximo dia 18 de agosto, através do artista Wenderson Godoi, o grupo participará da XIX Edição do Encontro de Festivais no Festival do Teatro Brasileiro na capital mineira, a convite do curador Marcelo Bones. Também em setembro a artista, Rosângela Sulidade, segue em continuidade com sua participação no espetáculo Dança Doente, de Marcelo Evelin, pela Alemanha, França, Portugal na Europa, Japão e também em Campinas, São Paulo.

ENARTECi
O grupo já está pensando a curadoria para a 14ª edição do ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga que abriga a 5ª Edição do ENARTCinho – dança para crianças.
Outra ação que o grupo já vem fazendo desde o início do ano e disponibilizar todo seu acervo fotográfico em sua página no facebook, que conta com postagens de eventos datados de 1999 até dos dias atuais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com