Cultura

Guimarães Rosa ganha mostra permanente em Cordisburgo

O Museu Casa Guimarães Rosa é o mais visitado entre aqueles equipamentos gerenciados pela Superintendência de Museus e Artes Visuais

BH
– O governador Antonio Anastasia participou nesta quarta-feira (07), em Cordisburgo, na região Central, do lançamento do Catálogo da Exposição “Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos”, mostra permanente do Museu Casa Guimarães Rosa. O museu integra o Marco 6 da Rota das Grutas Peter Lund. Acompanhado dos secretários Agostinho Patrus Filho (Turismo), Eliane Parreiras (Cultura) e Adriano Magalhães (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o governador de Minas fez uma visita guiada ao centro cultural, inaugurado em 30 de março de 1974, na casa em que Guimarães Rosa nasceu e passou a infância.

VISITAÇÃO
O governador ressaltou a importância do escritor e do museu para Minas Gerais e o Brasil. O Museu Casa Guimarães Rosa é o mais visitado entre aqueles equipamentos gerenciados pela Superintendência de Museus e Artes Visuais, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura.

“É de dentro do fundo dessa grande alma do espírito de Minas que Guimarães Rosa, mais do que ninguém, soube traduzir neste nosso grande sertão, é que podemos vocalizar que Minas tem em seu futuro grandeza. E é com essa grandeza que temos que nos motivar. Imaginar que uma pessoa, ainda no século passado, conseguiu modificar a concepção da Língua Portuguesa, conseguiu levar a tantas milhões de pessoas mundo a fora, uma linha nova de interpretação dos sentimentos”, disse.

Antes da visita, Antonio Anastasia participou do descerramento de placa alusiva ao Marco do Museu e recebeu o catálogo das mãos da secretária Eliane Parreiras.

ACERVO
O museu, que também compõe o Marco 0 da Rota Guimarães Rosa, foi concebido como centro de referência da vida e obra do escritor. O acervo é composto por objetos de uso pessoal, doméstico e profissional; fotografias; edições nacionais e estrangeiras de obras do escritor; cerca de 700 documentos pessoais, manuscritos e datilografados; originais do último livro publicado “Tutaméia”; e correspondências mantidas com o pai e com um amigo, Pedro Barbosa.
O museu passou por intervenções em sua estrutura e, no ano passado, retomou suas atividades com a exposição de longa duração “Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com