Nacionais

Governo promete 13º do Bolsa Família, mas reduz os valores e os beneficiários

Com a desigualdade social crescendo no Brasil e maiores cortes de Bolsonaro nos programas sociais, quem mais sofre é o povo brasileiro

SÃO PAULO – Governo Jair Bolsonaro (PSL) anunciou uma Medida Provisória para pagar o 13º aos beneficiários do programa em dezembro. No entanto, ele esconde vários fatos como a exclusão de famílias do programa, a fila de espera parada para novos beneficiários e a ausência de reajuste do valor do benefício para o ano que vem. A denuncia é da presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores e deputada federal, Gleisi Hoffmann. “Ele [Bolsonaro] não conta que retirou o reajuste da inflação dos benefícios do Bolsa Família, ou seja, os benefícios ficarão congelados no ano que vem. Além disso, eles estão diminuindo as famílias que necessitam do Bolsa, principalmente no momento em que o país passa uma de suas maiores crises econômicas, em que as pessoas estão desempregadas e ganhando menos”, afirmou.

Com corte do benefício, desigualdade entre pobres e ricos aumenta

DESIGUALDADE

O anúncio aconteceu no mesmo dia em que o IBGE divulgou uma pesquisa que mostra que a desigualdade social no Brasil só está piorando. A diferença de rendimentos entre pobres e ricos é a maior na série histórica da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua). De acordo com a reportagem veiculada na Folha de S.Paulo, o rendimento médio mensal obtido com trabalho do 1% mais rico da população brasileira atingiu, em 2018, o equivalente a 33,8 vezes o ganho obtido pelos 50% mais pobres.

REDUÇÃO NO BOLSA FAMÍLIA

A pesquisa também mostrou a redução no programa Bolsa Família, o que piorou a situação das famílias que necessitam do auxílio. De acordo com os dados, houve uma diminuição de domicílios atendidos de 15,9% em 2012 para 13,7% em 2018. Gleisi comentou os resultados da pesquisa e acrescentou que a situação do programa com Bolsonaro na presidência só tende a se agravar. “Eles dizem que estão limpando as fraudes, mas na realidade estão deixando de cadastrar famílias que precisam. Portanto, esta mentira do Bolsonaro sobre o Bolsa Família tem que ser desmascarada”.

A presidenta Nacional do PT ressaltou o descaso com os mais pobres e comparou com as políticas adotadas durante o governo Lula. “Esse discurso de Bolsonaro nada tem a ver de benefício aos mais pobres. Se ele tivesse compromisso com a população, teria dado reajuste real ao salário mínimo e o reajuste pela inflação do Bolsa Família. Quem fez política realmente de distribuição de renda e de melhoria das condições de vida do povo brasileiro foi o governo do PT e o presidente Lula”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com