Cultura

Governo de Minas lança projeto museográfico

Arte do projeto museográfico propõe uma viagem interativa pela história política de Minas Gerais   (Crédito:Circuito Praça da Liberdade / Divulgação)

 

BH – O governador Antonio Anastasia assinou na manhã desta segunda-feira (28) acordo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para a implantação de projeto museográfico do Palácio da Liberdade. Sede histórica do Governo do Estado, a construção, do fim do século XIX, com mais de 30 cômodos, serviu de residência a vários governadores.
Para o governador Anastasia, é fundamental permitir que o povo mineiro e os turistas, de modo geral, tenham mais interação com a história política de Minas e do Brasil, por meio de avançadas tecnologias.
A nova museografia do Palácio da Liberdade – que será mais uma atração do Circuito Cultural Praça da Liberdade – irá propor aos visitantes uma viagem interativa pela história política de Minas por meio do uso de modernas tecnologias de vídeo, animação e outras mídias digitais.
Serão dispostos pelos cômodos do Palácio objetos como porta-retratos e espelhos, pelos quais será possível assistir a vídeos e animações com ilustres nomes da política mineira, sempre focados em episódios marcantes da história do Estado.
A Fiemg vai investir R$ 800 mil no projeto previsto para ser aberto ao público no fim de 2012. “Estamos viabilizando um sonho de todos nós. Estamos colocando aqui o que há de mais moderno em tecnologia. Agradeço pela oportunidade da Fiemg também participar desse conjunto cultural”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias, Olavo Machado.

PRESERVAÇÃO

Aberto ao público todos os domingos, de 9h às 13h, o Palácio da Liberdade é um dos espaços culturais que compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Até 2014, o Circuito vai reunir 12 espaços culturais, entre museus históricos, artísticos e temáticos, centros culturais, bibliotecas e espaços para oficinas, cursos e ateliês. Desde 2010, o circuito recebeu a visita de mais de um milhão de pessoas.

Encenações de cenas históricas em 3D
BH
– Além disso, um recurso será utilizado para grupos menores. Trata-se de óculos especial 3D, que possibilitará ao visitante enxergar, em sobreposição ao que se encontra ali, personagens interagindo com o edifício e o mobiliário, em encenações de situações históricas. A previsão é que o projeto seja aberto ao público até o fim de 2012.
O autor do projeto museográfico do Palácio das Artes será o designer de exposições Marcello Dantas. Ele é responsável pela museografia do Museu das Minas e do Metal, também instalado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, além de outros espaços culturais, como o Espaço de Exposições Permanentes do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Todo o trabalho de transformação do Palácio da Liberdade em museu será acompanhado por uma equipe de historiadores e pesquisadores da história política de Minas Gerais, que prestará consultoria sobre as informações a serem utilizadas no projeto.

Palácio da Liberdade: 115 anos de história
Sede do Governo do Estado e palco de decisões históricas e sociais que fizeram a história de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Inaugurado em 1897, o edifício foi construído em estilo eclético com influência neoclássica e serviu de moradia a vários governadores, contando com mais de 30 cômodos. Entre 2004 e 2006, o Palácio da Liberdade passou por um amplo processo de restauração, com apoio do Instituto Oi Futuro, voltando a ficar aberto à visitação do público.
Desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e com entidade pública, os antigos prédios públicos da Praça da Liberdade estão sendo transformados em espaços interativos que buscam espelhar a diversidade, no maior conjunto integrado de cultura do Brasil: acervos históricos, artísticos e temáticos; centros culturais interativos; biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos; além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.
Entre os museus já abertos à visitação no Circuito, estão o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que tem um dos oito planetários mais modernos do mundo e um observatório de última geração; o Museu das Minas e do Metal, que utiliza a tecnologia de forma lúdica e criativa para apresentar o universo dos metais, dos minérios e seus componentes; e o Memorial Minas Gerais – Vale, que instiga o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros, de uma forma diferente e interativa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com