Cidades

Governador visita UPA e entrega viaturas em Ipatinga

Alexandre Silveira e Anastasia durante a rápida visita à Unidade de Pronto Atendimento do Canaã
(Créditos: Fernando Benedito)

IPATINGA – O governador Antonio Anastasia, acompanhado do secretário de Estado de Saúde Alexandre Silveira e da prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, visitou ontem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, no bairro Canaã. Depois de percorrer as instalações, a comitiva dirigiu-se ao auditório da Fiemg, onde o governador fez a entrega de 8 viaturas e 2 motocicletas à Polícia Militar e lançou a rede de Urgência e Emergência da Região Macro Leste do Vale do Aço.

CENÁRIO
Na UPA, o governador cumprimentou algumas pessoas com jalecos brancos posicionadas para recebê-lo, mas, à primeira vista, a unidade parecia não estar totalmente preparada para entrar em operação hoje. Além da evidente falta de funcionários, não se viam medicamentos, equipamentos devidamente instalados para eventuais casos de urgência e emergência que possam ocorrer. Na verdade, tinha-se a clara impressão de que tudo não passava de uma encenação para receber as autoridades.
Anastasia percorreu rapidamente as instalações, numa tumultuada visita que não durou mais que 10 minutos.

DEMANDA A MAIS
Na Fiemg, para onde se dirigiu em seguida, o governador concedeu entrevista coletiva à imprensa. “Estamos satisfeitos de anunciar estas medidas, que são fruto do grande esforço que estamos fazendo na área da saúde, mas sabemos que na saúde sempre há uma demanda para mais”, disse Anastasia, destacando que não basta investir no setor. “Não basta colocar o recurso. É fundamental que o recurso seja bem gasto. Então, além de um volume maior de recursos há uma determinação e, o secretário Alexandre Silveira e equipe têm essa prioridade de gastar bem cada centavo alocado na área de saúde pública”, reiterou Anastasia.

Indagado se o governo do Estado vai contribuir para o custeio da UPA, o governador disse que esta decisão sobre os valores cabe a um colegiado de secretários de saúde, sociedade e outros setores envolvidos na área, mas não descartou a ajuda na manutenção da Unidade. “Certamente temos todo o interesse em fazê-lo [contribuir na manutenção], até porque o que esta lá é metade do estado e metade da União. Temos certeza de que esta manutenção será feita com a participação de todos, sob a responsabilidade da Prefeitura, que vai tocar o dia a dia daquela UPA”, arrematou.

SEGURANÇA
Antonio Anastasia entregou dez veículos para o 14º Batalhão da Polícia Militar e para a Companhia de Missões Especiais em Ipatinga. São oito veículos Palio Weekend e duas motocicletas Honda. Com essas entregas chega a 54 o número de veículos entregues à PM de Ipatinga, desde 2013. A entrega de viaturas foi anunciada pelo governador na última segunda-feira (17), dentro de um pacote de medidas destinadas a intensificar o combate à criminalidade no Estado e de ampliar a sensação de segurança da população.

Durante a coletiva de imprensa o governador frisou ainda os investimentos que estão sendo feitos na área de segurança pública. “Estamos entregando também algumas viaturas que, além da saúde, é nossa preocupação. Na segurança pública, hoje, Minas é o estado que mais investe em relação a seu orçamento e, mesmo assim, precisamos continuar investindo mais, temos muitos problemas na área de segurança”, reconheceu.
Ainda sobre a questão da segurança pública, o governador disse que conversou com a prefeita Cecília Ferramenta sobre o Olho Vivo. “São 32 câmeras que vamos instalar em Ipatinga”, adiantou.

Anastasia disse ainda que em março começa a funcionar o Centro de Internação Provisório para adolescentes com conflito com a lei. “Tenho certeza que estes investimentos vão se somar a outros que já fizemos. Aumentamos os efetivos no estado, autorizamos novos concursos, estamos admitindo servidores para os setores administrativos da PM e PC para permitir que os policiais sigam para a atividade fim exatamente para diminuir a impunidade e a prevenção ao crime”, concluiu


As 10 novas viaturas vão reforçar o trabalho de segurança do 14º Batalhão


Cecília, Anastasia e Silveira durante a rápida visita à UPA

 

Prefeitos aderem à Rede de Urgência Macro Leste
Ipatinga
– Os 86 municípios dos Vale do Aço e do Rio Doce estão se preparando para a implantação da Rede de Urgência e Emergência Macro Leste. Nesta sexta-feira (21), o governador Antonio Anastasia esteve em Ipatinga, no Vale do Aço, onde participou da solenidade de encerramento da oficina quando os prefeitos assinaram a adesão à rede. Ele entregou também dez viaturas para a Polícia Militar e visitou a Unidade de Pronto Atendimento José Isabel Nascimento.

Englobando 51 municípios vinculados à Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares e 35 de Coronel Fabriciano, a Macro Leste deverá começar a funcionar no final deste ano. Para a implantação, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 34 milhões. O objetivo da rede é realizar atendimento em tempo e local oportunos, possibilitando melhoria na qualidade da assistência à saúde e contribuindo para a redução de mortes e complicações evitáveis.

“Sabemos que os investimentos são muito expressivos aqui na microrregião. São mais de R$ 100 milhões. Estamos construindo aqui algo que é muito importante para a região, que é a Rede de Urgência e Emergência da Região Macro Leste, que é maior do que a microrregião do Vale do Aço e é fundamental para o Leste de Minas Gerais”, afirmou o governador.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com