Cidades

Governador se reúne na segunda com representantes da PMI e HMC

IPATINGA – O prefeito Nardyello Rocha agendou encontro com o governador Fernando Pimentel par a próxima segunda-feira (6), às 9:30h, para discutir a crise no sistema de saúde do Vale do Aço. O encontro contará com a participação de representantes da Fundação São Francisco Xavier, mantenedora do HMC. A crise provocou a paralisação do corpo clínico do Hospital Márcio Cunha com impacto no sistema municipal de saúde de Ipatinga, principalmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal.

Na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito Nardyello Rocha e a secretária municipal de Saúde, Érica Dias Souza Lopes, receberam na sala de reuniões do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) o superintendente do Hospital Márcio Cunha, Mauro Oscar. Durante o encontro, o prefeito foi informado sobre a decisão do corpo clínico do HMC de retomar o trabalho de atendimento à população pelo SUS, relativo a internações, consultas, exames e cirurgias eletivas, que havia sido interrompido no dia anterior, em função de uma dívida do governo de Minas acumulada em R$ 32 milhões. A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), que administra o Márcio Cunha, adiantou que serão aguardadas 72 horas úteis para que se consiga realizar interlocuções pelo Executivo junto às esferas políticas do Estado e da União.

A dívida do governo estadual com o município de Ipatinga, apenas na área da saúde, já ultrapassa os R$ 70,5 milhões. Deste total, acumulado desde 2013, 45% são devidos ao HMC para atendimento a pacientes do SUS.

PRAZO CURTO

Com a trégua dada pelo corpo clínico do HMC, os serviços prestados ao SUS voltam à normalidade até terça-feira (7). O prefeito Nardyello Rocha considerou o prazo curto, tendo em vista o período das convenções partidárias que vão até domingo, mas ponderou o interesse dos dirigentes do HMC em mostrar flexibilidade no momento complexo.

“Temos que ressaltar a demonstração do quadro clínico que mostram interesse em negociação. Quero agradecer ao HMC por ter atendido ao nosso pedido e retomar os atendimentos pelo SUS, porque estamos preocupados com sobrecarga de pacientes no Hospital Municipal por falta de transferência para o HMC e automaticamente isso deságua na UPA. É uma corrente, e chega a um momento que fica impraticável, e a saúde de Ipatinga entra em um caos, mesmo porque a UPA é porta aberta para o colar metropolitano. Se o tempo é curto ou não, isso não importa, vou procurar me empenhar”, garantiu o prefeito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com