Cidades

Gestantes com Zika vírus têm atenção especial em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa que desenvolveu um fluxo de atendimento às gestantes com suspeita de infecção pelo Zika vírus. Para a Vigilância Epidemiológica, grávidas em qualquer idade gestacional e que apresentem doença exantemática (com manifestações na pele) aguda, excluídas outras doenças infecciosas, são consideradas caso suspeito de infecção pelo vírus Zika.

No protocolo de atendimento do município, as gestantes com doença exantemática precisam procurar a Unidade Básica de Saúde para atendimento e notificação do caso suspeito. A partir da notificação, ela será orientada a se dirigir ao Laboratório Municipal para realização de coleta de sangue ou urina para confirmação diagnóstica por meio do isolamento viral.

ACOMPANHAMENTO
A gestante que aguarda confirmação laboratorial será acompanhada pelos profissionais da Atenção Básica, pela equipe de Vigilância Epidemiológica, bem como receberá apoio, principalmente psicológico, da equipe do Núcleo de Apoio a Estratégia Saúde da Família (Nasf). O apoio psicossocial à gestante pela equipe multiprofissional é fundamental, pois abordará os medos, ansiedades e expectativas quanto ao prognóstico da gestação, dando todo suporte emocional.

Toda gestante notificada como caso suspeito fará ultrassonografia obstétrica. O laudo deste exame somará aos demais documentos de investigação da gestante na Vigilância Epidemiológica.
Está assegurada à gestante confirmada por meio do isolamento viral consulta com o médico infectologista da rede municipal; com obstetra do Pré-natal de Alto Risco, para que receba orientações necessárias; além da continuidade da assistência na Atenção Básica e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.

CASOS

Atualmente, o município possui 100 gestantes notificadas como caso suspeito e deste total, foram enviadas 43 amostras para isolamento viral. Até o momento, o município recebeu resultados de quatro gestantes confirmadas, que foram agendadas para consulta médica com infectologista; serão atendidas pelo Pré-natal de Alto Risco, quando receberão todo o cuidado médico de acordo com a idade gestacional e com as demandas apresentadas no momento da consulta.

Além do trabalho na rede municipal, nesta quarta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica se reuniu com a equipe da maternidade do Hospital Unimed para definição do fluxo de atendimento às gestantes notificadas e usuárias do Sistema Suplementar de Saúde.

DENGUE E ZIKA
Até o momento, a Prefeitura de Coronel Fabriciano já registrou 4.644 notificações de casos de dengue e 129 notificações de zika vírus (incluindo gestantes).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com