Esportes

Galo x Flamengo, a histórica rivalidade

BH – A rivalidade histórica entre Atlético e Flamengo registra vantagem rubro-negra em jogos decisivos. Um novo capítulo será conhecido a partir desta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Para reescrever essa história, o Galo conta com uma geração acostumada nos últimos anos a derrubar escritas. A semifinal da Copa do Brasil deste ano será o sexto encontro decisivo entre Atlético e Flamengo. O confronto de ida entre Atlético e Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil será nesta quarta-feira, às 22h, no Maracanã. A volta será na quarta-feira da próxima semana, no Mineirão, também às 22h.

O primeiro encontro decisivo entre os dois clubes foi em 1980, na final do Campeonato Brasileiro. Depois de vencer no Mineirão por 1 a 0, o Alvinegro acabou derrotado por 3 a 2 no Maracanã e ficou sem a taça.
O mais polêmico dos duelos foi no ano seguinte, pela Libertadores. Empatados no grupo, os clubes fizeram um jogo extra, em campo neutro, para definir quem avançaria. A partida no Serra Dourada durou apenas 37 minutos. O árbitro

José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do Atlético, encerrando o jogo por falta de número mínimo de atletas. O Flamengo foi considerado vencedor por 1 a 0.
Já nas oitavas de final do Brasileiro de 1986, o Galo levou a melhor após um empate por 1 a 1 e uma vitória por 1 a 0.

Na edição seguinte da competição, os cariocas deram o troco, eliminando os mineiros na semifinal com dois triunfos: 1 a 0 e 3 a 1. O último encontro foi nas quartas de final da Copa do Brasil de 2006. O Flamengo venceu por 4 a 1 no Rio e segurou o 0 a 0 em BH.

Para mudar o rumo desse retrospecto, o Atlético aposta em um grupo que já mostrou ser capaz de superar algozes. Na Libertadores 2013, o Galo, pela primeira vez, eliminou um clube paulista em mata-matas. Despachou o São Paulo com duas vitórias (2 a 1 e 4 a 1).

Já na atual caminhada da Copa do Brasil o Alvinegro também desclassificou pela primeira vez o Palmeiras (1 a 0 e 2 a 0, nas oitavas de final) e o Corinthians (0 a 2 e 4 a 1, nas quartas).

Muitos dos jogadores que entrarão em campo nesta quarta-feira já haviam ajudado a encerrar tabus para o Atlético nas temporadas 2012, 2013, como a conquista invicta do Campeonato Mineiro depois de 36 anos e vitórias fora de casa que não eram alcançadas há anos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com