Cidades

Fundação e Senar promovem curso de produção de salgados e doces

TIMÓTEO – O Centro de Educação Ambiental da Aperam, o Oikós, recebeu pela primeira vez o curso de Produção Artesanal de Salgados e Doces de Festa. A iniciativa, foi uma parceria da Fundação Aperam Acesita, juntamente com a Prefeitura Municipal de Coronel  Fabriciano e Senar. Ao todo, oito alunos, entre produtores rurais e familiares de produtores do Cocais, zona rural de Coronel Fabriciano, aprenderam técnicas para a produção de doces e salgados para festas com a instrutora Selma de Deus.

De acordo com a instrutora, o curso pode ajudar na renda familiar daqueles que tiverem o interesse de investir na produção comercial de doces e salgados. “Este curso foi implementado ano passado pelo Senar, e tem feito muito sucesso, uma vez que era uma ânsia dos produtores rurais em aprender novas técnicas gastronômicas e gerar mais uma fonte de renda”, destaca a instrutora.

Durante o curso os alunos aprenderam a fazer salgados diversos, como coxinha, enroladinho, rissole, empada, quibe assado, entre outros. Na parte de doces, foi ensinado as técnicas dos tradicionais das festas infantis, como brigadeiro, olho de sogra, beijinho e pé de moleque. 

Participante dos cursos do Senar, Eliane Santos é cabeleireira mais sempre vislumbra novas oportunidades por meio das capacitações do Senar. “Eu já fiz o curso de Turismo Rural, e agora me interessei por esse de produção de salgados e doces vendo novas possibilidades de negócio em atuar mais onde eu moro que é a Serra dos Cocais”, pontua a aluna.

Segundo a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome, diversos cursos ainda serão ministrados este ano em parceria com o Senar. “Todos os anos desenvolvemos junto aos nossos parceiros, cursos voltados para os produtores rurais como forma de fomentar o empreendedorismo local e gerar novas fontes de renda”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com