Cidades

Fundação Aperam faz 20 anos apoiando a qualidade no ensino

TIMÓTEO – Há duas décadas, a Fundação Aperam Acesita, braço social da Aperam South America, realiza ações voltadas para gestores educacionais, equipe pedagógica e de apoio, alunos de escolas públicas e privadas de Timóteo, estendidas para municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e região do Alto Jequitinhonha. Somente em 2013, quase 4.000 profissionais da educação estiveram envolvidos em iniciativas da Fundação, realizadas com recursos próprios, da esfera pública ou por meio de parcerias.

O trabalho desenvolvido com as secretarias de Educação do Estado e Município e a contribuição com as lideranças escolares no processo de renovação da prática pedagógica e de gestão são ações consolidadas e podem ser observadas por meio da realização e apoio em diferentes projetos e eventos. “As iniciativas visam o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e pedagógicas dos educadores, além da valorização profissional, para uma atuação eficaz na construção de um ensino de qualidade”, explica o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

PROGRAMA
Através do programa de Melhoria da Qualidade de Ensino, a Fundação participou, em 2013, da formação de professores alfabetizadores das escolas municipais, do encontro de formação de gestores das escolas de Timóteo, dos encontros do Grupo de Estudo dos Professores de Educação Física da rede municipal, do Plano de Intervenção Pedagógica para educadores da Rede, da capacitação Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para educadores das escolas públicas, do Programa Cozinha Brasil, entre outros importantes eventos.

EMPREENDEDORISMO
Outra iniciativa da Fundação que permeia o aprendizado está voltada para a disseminação da cultura do empreendedorismo, visão de mercado de trabalho e perspectiva de carreira. O Projeto Empreendedorismo na Escola proporciona aos jovens um panorama mais claro do mundo dos negócios, com experiência prática em economia e mercado, organização e operação de empresa, entre outras atividades.

Programas como “Vamos Falar de Ética”, “Economia Pessoal”, “Vantagens de permanecer na Escola” e “Miniempresa” estão transformando alunos em visionários da própria vida e carreira. As iniciativas são realizadas com o apoio do trabalho voluntário de empregados da Aperam South America e de outras instituições. Os voluntários recebem treinamento da parceria Junior Achievement Minas Gerais (JAMG) sobre a metodologia de aplicação de cada programa.

MISSÃO CUMPRIDA
Depois de 17 anos de atividades, o Projeto Estudar, que proporcionava aos empregados e prestadores de serviços da Aperam South America chegou a marca de mais de 1.300 pessoas beneficiadas, com a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio. O projeto encerrou suas atividades no Vale do Aço, por atingir seus objetivos, mas os benefícios permanecem fortes na vida dos participantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com