Cultura

Fundação Aperam destaca o apoio à cultura regional

(Crédito: Divulgação)

 

TIMÓTEO – Fundação Aperam Acesita, extensão social da Aperam South América, propulsora também do desenvolvimento social e ambiental da região, em junho de 2014 chegou aos 20 anos. As ações de foco cultural realizadas pela Fundação promovem o crescimento artístico regional, identificando, fortalecendo e divulgando os grupos, as formas de expressão cultural, interagindo com outras instituições do setor e ampliando o acesso da população a essas manifestações. São iniciativas que beneficiam artistas, educadores, estudantes, empregados da Aperam, familiares e comunidade em geral.

Somente em 2013, mais de 80 apresentações de teatro, música e dança reuniram um público superior a 20 mil pessoas. No Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita, as 10 exposições realizadas, também no ano passado, registraram mais de cinco mil visitantes. A esse número é possível acrescentar cerca de 1.500 estudantes de escolas do Vale do Aço, que participaram de visitas monitoradas ao longo do ano. Outra iniciativa prestigiada por um grande público foram as apresentações de canto coral. Entre as tradicionais cantatas de Natal e outros eventos, mais de 12.600 ouvintes aplaudiram os coros da Fundação.

PORTAS ABERTAS
“Para a Fundação, a arte e a cultura constituem o valioso patrimônio de uma sociedade. Por isso, além de possibilitar o acesso das pessoas às manifestações culturais, com apresentações de projeção nacional, o Centro Cultural busca, principalmente, valorizar a produção artística da região”, garante o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

Integrante da companhia teatral Corpo de Prova, que se popularizou com o espetáculo “Santinhas do Pau Oco”, Marcelo Oliveira destaca o apoio da Fundação Aperam Acesita aos grupos de teatro. “A Fundação adota uma política de promoção da cultura que muito nos beneficia. Além de disponibilizar o teatro do Centro Cultural sem qualquer ônus para os grupos, ela assessora e divulga os nossos espetáculos. Todo ano, quando realiza o Festival Arte Viva, prioriza a compra de peças locais”, afirma.

MÚSICA
O ano em que a Fundação Aperam Acesita chega a duas décadas de atuação será, também, o ano da vigésima Cantata de Natal. Isso porque a paixão pela música, que motivou a criação do primeiro Coral de Timóteo, antecede até mesmo a existência da Instituição.

O Coral Aperam começou há 26 anos com um grupo de empregados e os ensaios eram realizados no Elite Clube. Hoje, além do coro adulto, a Fundação também mantém Meninas e Meninos Cantores da Aperam, formado por filhos de empregados e comunidade, com idades entre 7 e 15 anos.O objetivo é disseminar o gênero no município, assessorando a prática do canto. Ao todo, mais de 50 pessoas integram os coros.

A meio soprano Bárbara Pogiali, de 13 anos, participa do coral infantil há quase dois anos e diz que nem pensa em sair do projeto. “Sempre me impressionei com as cantatas de Natal. Um dia, descobri que poderia fazer o teste para participar. Foi assim, com a aprovação do maestro Luciano Mendes, que eu passei a fazer parte do coro”, conta.

MEMÓRIA

Outro importante papel assumido pela Fundação nesses anos de atuação está voltado para a preservação da história da Empresa e do município, já que suas trajetórias se encontram em todos os tempos. Recentemente, a Fundação e Aperam reinauguraram o Museu Aperam South America e realizaram a Exposição Fotográfica “Timóteo: 50 anos de História”. O segundo piso do Centro Cultural abriga painéis, mobiliários, objetos, documentos e outros artefatos que preservam e contam a história da Aperam e de Timóteo. Nas fotos do acervo da Companhia é possível observar a evolução da cidade, nos mais variados aspectos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com