Cidades

FSFX lança novos projetos para a oncologia na região

(Crédito: Sérgio Roberto)

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier vem colhendo bons frutos desde a adesão ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), criado em 2012 para fomentar a captação e a canalização de recursos a instituições filantrópicas de saúde para a prevenção e o combate ao câncer. 

No primeiro ciclo do incentivo, a FSFX arrecadou R$ 3,6 milhões, graças à doação de empresas que aderiram aos projetos da instituição destinando 1% do Imposto de Renda a pagar para a aquisição de novas tecnologias e a reforma da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, ambos aprovados pelo Ministério da Saúde e que já estão sendo executados.

Agora, a Fundação se prepara para ampliar ainda mais a capacidade de diagnóstico e tratamento  da doença no Hospital Márcio Cunha, com a aprovação no Pronon de três novos projetos para o ciclo 2014/2015. Orçados em mais de R$ 12 milhões, os projetos pioneiros para a área oncológica na região incluem a implantação da primeira Unidade de Oncologia Pediátrica no Leste de Minas Gerais, garantindo a crianças e adolescentes tratamento de forma multidisciplinar, com protocolos avançados, humanizado e mais perto de casa; a aquisição do equipamento que realiza o exame PET Scan, que viabiliza um prognóstico e diagnóstico mais eficaz e menos invasivo ao paciente; e a implantação da Unidade de Cuidados Paliativos, que contará com equipe multiprofissional e oferecerá atendimento integral, além de 40 leitos para internação de pacientes oncológicos.

“A Fundação ressalta novamente seu papel filantrópico e de responsabilidade social, ao concentrar esforços para garantir aqui na região os tratamentos que atualmente são feitos somente em grandes centros, como Belo Horizonte e São Paulo. Daremos um grande salto ao estruturar no HMC o serviço de Oncologia Pediátrica. Permitir que as famílias permaneçam em nossa região para o tratamento das crianças diagnosticadas com câncer faz toda a diferença. Por muitas vezes, pais e mães se deslocam aos grandes centros para fazerem longos tratamentos, desestruturando completamente as rotinas da família, como escola e trabalho”, explica Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

QUEM PODE

Podem investir recursos nos projetos de saúde da Fundação São Francisco Xavier qualquer pessoa jurídica, tributada em lucro real. O limite do investimento é de 1% do Imposto de Renda devido e o Pronon não compete com outros mecanismos de incentivo. Isso significa que quem investir utilizando o Pronon, não terá nenhum impacto financeiro e poderá investir em outros mecanismos, sem que os percentuais de isenção sejam afetados, com os incentivos para a Cultura, o Esporte, entre outros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com