Cidades

FSFX cria projeto Navegador para auxiliar no tratamento do câncer

IPATINGA – A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha deu início, neste mês de novembro, a um novo trabalho de apoio aos pacientes com câncer: O projeto Navegador. Por meio de um conjunto de soluções que visam eliminar barreiras e garantir a continuidade do tratamento adequado e dentro do melhor prazo, a ação é um misto de alguém que “guia” e “costura” o cuidado conforme a necessidade do paciente.
Tem como objetivo colocar, a disponibilidade dos pacientes, uma equipe que conduz e articula os diferentes momentos do percurso dentro da rede assistencial, promovendo o tratamento adequado e em tempo oportuno. “O Navegador evita interrupções na trajetória do usuário, prevenindo complicações e efeitos adversos gerados pela desarticulação das intervenções em saúde. Acreditamos com este projeto que será possível observar a redução do tempo de acesso do paciente aos serviços prestados, além da utilização mais adequada dos recursos do sistema como um todo. Tanto por profissionais de saúde quanto pelo próprio paciente”, explica o superintendente do Hospital Márcio Cunha, Mauro Oscar Soares de Souza Lima.

INTEGRAÇÃO

Conceitualmente, um membro da equipe Navegador pode atuar nas diversas fases do cuidado, incluindo a prevenção, detecção, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos. A princípio, a unidade de Oncologia estará focada na fase de tratamento, que começa o diagnóstico definitivo de câncer e termina com o início da terapia adequada de tratamento. “Além de facilitar a comunicação entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, vamos coordenar a integração do cuidado entre as diversas áreas. Queremos garantir o acesso ao melhor tratamento, eliminando as barreiras que, muitas vezes, geram no paciente uma angustia e ansiedade. Nosso papel é conduzir e navegar dentro deste ambiente de demandas que precisam estar articuladas e integradas para garantir que a cirurgia indicada seja realizada no tempo mais curto, atendendo aos critérios de regulação e recursos disponíveis”, afirma a gerente da Unidade de Oncologia do Hospital Marcio Cunha, Ledvania Chaves Ribeiro.
O projeto Navegador é apoiado em duas premissas: a mudança da prestação dos serviços, com a implementação de um modelo de cuidado mais organizado e eficiente e ainda, melhorar os indicadores e parâmetros de acesso a cirurgias oncológicas.

ACOMPANHAMENTO E UTILIZAÇÃO
Inicialmente, a iniciativa será desenvolvida em forma de experiência piloto. A partir da indicação cirúrgica oncológica, o médico cirurgião assistente do paciente irá orientá-lo a procurar a equipe Navegador, que fica instalada na Unidade de Oncologia do HMC.
Estes profissionais irão atuar junto aos setores de bloco cirúrgico, central de autorizações, ambulatórios, serviços de diagnóstico, corpo clínico, autorizador SUS/convênios e secretarias de saúde dos municípios.
Ao longo de um ano, a Unidade de Oncologia irá monitorar e mensurar a taxa de cancelamento de cirurgia, tempo médio entre indicação e realização da cirurgia e percentual de paciente oncológicos assistido pelos integrantes da equipe. Os resultados das medidas e os modelos aplicados que se mostrarem viáveis, poderão ser replicados para outras etapas do cuidado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com