Cidades

FSFX amplia prestação de serviços de lavanderia para a região Norte do Estado

O contrato contempla a lavagem de 30 toneladas de roupas por mês para o Hospital Santa Rosália, de Teófilo Otoni.

IPATINGA – O serviço de Processamento de Roupas, conhecido como a lavanderia do Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), vem crescendo e ampliando sua capacidade de atendimento nos últimos anos. Com uma infraestrutura moderna, além de garantir atendimento de qualidade às unidades I e II do HMC, a Oncologia e ao Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira, a lavanderia também é responsável por atender hospitais e clínicas da região, como o Hospital Doutor José Maria Morais, de Coronel Fabriciano, atualmente, sob a gestão da administração municipal.

A última unidade que passou a ser atendida pela lavanderia do HMC é o Hospital Santa Rosália, localizado na cidade de Teófilo Otoni, no norte de Minas Gerais. O serviço de Processamento de Roupas do HMC é responsável pela locação, gestão e higienização de todo o enxoval da unidade. Atualmente, na lavanderia do HMC são processadas diariamente 10 toneladas de roupas, entre toalhas, lençóis, cobertores e roupas cirúrgicas.

Com o atendimento ao Hospital Santa Rosália, a unidade passará a lavar 11 toneladas por dia. Para realizar a logística de recolhimento e entrega do enxoval em Teófilo Otoni, a FSFX investiu mais de um milhão de reais na aquisição de enxoval, gaiolas para transporte e um novo caminhão que entrega às roupas limpas e coleta as sujas, não havendo cruzamento de fluxo limpo/sujo.

O contrato entre a FSFX e o Hospital Santa Rosália contempla o transporte semanal a rota de Ipatinga ao norte do Estado. “O caminhão realizará a rota três vezes na semana para levar o enxoval limpo e recolher as roupas sujas da hotelaria e do centro cirúrgico. Todo o enxoval para atender a unidade já foi comprado. As peças serão lavadas, passadas e embaladas para a entrega. A lavanderia do HMC será responsável pela locação, gestão e higienização de todo o enxoval do Hospital Santa Rosália”, afirma a especialista em Processamento de Roupas da FSFX, Janaina Miguel Stanciola Machado.

INFRAESTRUTURA

Com capacidade para processar aproximadamente 300 toneladas de roupas por mês, a lavanderia do HMC ocupa uma área de mil metros quadrados e conta com os mais modernos equipamentos. “São cinco lavadoras que funcionam simultaneamente, sendo quatro delas com capacidade para 240 quilos e uma com 140 quilos por lavagem. Também operam sete secadoras, duas calandras, uma dobradeira de lençol e uma de toalhas”, explica Janaina.


O local também possui uma barreira física que separa as áreas de recebimento e lavagem de peças usadas das áreas de secagem e acabamento de roupas limpas. Assim, o enxoval sujo é separado por tipo e depositado na lavadora. Após passar pelo processo de lavagem, as peças são retiradas do outro lado pelos profissionais do acabamento, prevenindo o contato entre os dois grupos. “A nossa expertise em processamento de roupas permite ofertar esse serviço para outros clientes da região, ampliando nosso portfólio de prestação de serviços. Com a nova rota para o Hospital Santa Rosália, será possível atender unidades da região norte do Estado”, conclui o superintendente corporativo de Gestão da FSFX, André Luiz Nani Ribeiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com