Nacionais

Franca é engolida por nuvem de poeira e lembra Mad Max

Horizonte ficou vermelho na cidade na tarde de domingo e Franca foi tomada por nuvem de poeira; cidade enfrenta racionamento de água por causa da estiagem prolongada

A cidade de Franca no Interior de São Paulo foi engolida por uma nuvem de poeira e intensa ventania que lembrou as cenas inóspitas da franquia Mad Max. Nas versões do filme, os poucos habitantes que restam no cenário desolado da Terra destruída pela exploração desmedida, disputam mortalmente um pouco de água, comida e petróleo. A cidade de Franca, nor nordeste de São Paulo, assim como diversas outras cidades do Estado é dominado por grandes latifúndios de monoculturas do agronegócio, principalmente cana-de-açucar. Além da seca provocada pela falta de chuvas e da estiagem prolongada, a monocultura e o desmatamento de grandes áreas são responsáveis por fenômenos extremos como este que cobriu a cidade de poeira vermelha.

Além de Franca, que registrou o fenômeno por volta das 17 horas, cerca de duas horas antes, moradores de Ribeirão Preto (SP) e de Jardinópolis (SP) também registraram uma nuvem vermelha de poeira cobrindo as cidades. A terra suspensa antecedeu a chegada da chuva. Só em Ribeirão, em duas horas, foram registrados 24,4 milímetros.

Em Franca, por causa da estiagem severa que já dura três meses, os moradores enfrentam um racionamento de água desde o dia 2 de setembro.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a seca afetou drasticamente a captação no Rio Canoas e no Córrego Pouso Alegre.

A partir desta segunda-feira (27), os bairros divididos em três blocos serão abastecidos por 36 horas e permanecerão outras 36 horas com as torneiras secas.

LIMPEZA SEM ÁGUA

Em nota emitida no início da noite deste domingo, a Sabesp pediu a colaboração dos moradores para evitarem o uso indiscriminado da água para limpeza das casas após a nuvem de poeira.

“Não desperdicem água na limpeza de casas, quintais, calçadas e outras finalidades do tipo. Sabemos que o evento atípico de hoje trouxe uma grande quantidade de poeira e fuligem para dentro das casas. Mas o município passa por um período de severa estiagem, com rodízio no abastecimento de água. É preciso que todos usem a água de forma consciente, sem desperdícios.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com