Cidades

Fórum Usiminas Mobiliza Todos pela Água tem inscrições abertas

Evento reunirá setor público, empresas e comunidade para discutir as realidades do sistema hídrico do Vale do Aço e entorno

IPATINGA – Com foco na preservação, uso consciente e revitalização dos recursos hídricos na região do Vale do Aço e circunvizinhança, a Usiminas promove o 1º Fórum Usiminas Mobiliza Todos Pela Água, em parceria com o Consórcio Municipal Multifinalitário do Vale do Aço (Cimva) e Instituto Interagir, com apoio da Fiemg Vale do Aço, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA). O evento acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro nos auditórios da Fiemg e Escritório Central da Usiminas, em Ipatinga. A programação contará com palestras e oficinas ministradas por especialistas no assunto. Agentes públicos, empresas e comunidade são convidados para o evento que tem inscrições abertas para palestras e oficinas gratuitas.

O estresse hídrico é uma crise da qual pouco se fala

TODOS PELA ÁGUA

“Há cerca de cinco anos iniciamos o programa Usiminas Mobiliza Pelos Caminhos do Vale que tem entre as contrapartidas com as prefeituras a preservação de nascentes. O trabalho cresceu e se tornou um novo programa dentro da plataforma Mobiliza, o ‘Todos Pela Água’, pelo qual já temos mais de 4 mil nascentes em processo de recuperação nos últimos três anos e também um cenário amplo sobre a situação hídrica dos municípios participantes. Assim, percebemos a necessidade desse fórum para aprofundar sobre o tema e avançar em nossa mobilização com maior sensibilização do poder público, comunidades, empresas e demais órgãos públicos para a importância da preservação e bom uso dos recursos hídricos,” explica o coordenador do programa, Henrique Santos, da Usiminas.

ESTRESSE HÍDRICO

O coordenador do Instituto Interagir, Alessandro Sá, que realiza o trabalho técnico para a recuperação das nascentes do programa Usiminas Mobiliza Todos Pela Água, revela um estudo realizado em 54 municípios que identifica como preocupante a realidade hídrica superficial da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. “Esses municípios estão distribuídos nas seis sub-bacias que formam o Rio Doce. O estresse hídrico é a maior crise ambiental, social, econômica e humana, da qual pouco de fala. Suas consequências estão à vista na insegurança e fragilidade alimentar, nos conflitos pelo uso inadequado do solo, nas ondas migratórias e na instabilidade financeira. Para reverter esse quadro é necessário compreender que a gestão em recursos hídricos é um dever e responsabilidade de todos,” aponta.

PACTO

Nesse sentido, o fórum proporcionará ainda o “Pacto Todos Pela Água”, um compromisso público que será assinado durante o evento pelos prefeitos, representantes de diversas instituições e empresas, também expresso em um marco que será colocado na nascente do rio Doce. Tudo isso para marcar o avanço das iniciativas já em curso. O fomento da Usiminas dentro do programa já garante a geração de água em quantidade superior à sua captação no rio Piracicaba para uso no processo produtivo, que já recircula, aproximadamente, 96% da água utilizada.

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES

A definição dos temas das palestras e oficinas de trabalho é resultado do levantamento dos pontos sensíveis que envolvem os recursos hídricos na região. As apresentações serão realizadas por especialistas de diferentes regiões e instituições de Minas Gerais. Também deverão estar presentes os secretários Estaduais de Meio Ambiente de Minas Gerais e do Espírito Santo, Germano Vieira e Fabricio Hérick Machado, assim como prefeitos de toda a região Leste de Minas Gerais, representantes das empresas locais e órgãos públicos.

As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link: https://www.sympla.com.br/1-forum-usiminas-mobiliza-todos-pela-agua__684418

Programação

31/10 (quinta-feira)

Abertura oficial

18h00 – abertura, palestra magna com o professor Felipe Figueira e celebração do “Pacto Todos Pela Água”

Auditório da Fiemg Vale do Aço

01/11 (sexta-feira)

8h45 – Palestra: A bacia hidrográfica do Rio Doce e seus afluentes – Henrique Lobo

13h00 – Palestra: Mapa da Mina – Dr. Rafael Pureza (Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Ipatinga)

OFICINAS DE TRABALHO

9h30 às 12h00 e 14h00 às 16h30 (a mesma programação de repetirá à tarde, com as sete oficinas abaixo)

1. Plano Municipal de Saneamento Básico

Palestrante: Professor Dr. Eric Brison (Cefet/MG)

2. Municipalizações em Minas Gerais

Palestrante: Cibele Araujo (SISEMA/MG)

3. Agroecologia

Palestrante: Rejane Beatriz Mendes (Emater)

4. Energias Renováveis: soluções personalizadas

Palestrante: Diego Lima (Faculdade Santa Rita)

5. Coleta Seletiva e Tratamento de Matéria Orgânica

Palestrante: Vera Lanza e Raissa Luna (Feam/Gesois)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com